Segurança na importação de bebidas alcoólicas exige rigor e responsabilidade

Por Santa Portal em 10/10/2025 às 16:20

Divulgação
Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou no início desta semana, 17 casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol. A pasta investiga mais de 200 casos e 15 óbitos, em todo o país. Diante do perigo, a atenção ao processo de importação de bebidas alcoólicas tem sido redobrada.

No Brasil, a entrada de vinhos, cervejas e destilados importados segue um rigoroso protocolo de fiscalização, que envolve três órgãos principais: o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Receita Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cada um atua em etapas complementares para garantir que apenas produtos originais, seguros e devidamente rotulados cheguem ao consumidor.

“O controle é todo feito no recinto alfandegado, antes mesmo de a carga ser liberada para comercialização. Esse é o momento em que a atuação de operadores logísticos certificados faz toda a diferença”, explica Bayard Umbuzeiro Neto, vice-presidente da Transbrasa, empresa referência em soluções logísticas, com sede em Santos.

Para ele, a responsabilidade sobre a segurança das bebidas começa na logística.  “A operação em ambiente alfandegado garante que cada lote passe por inspeções e análises que comprovam sua autenticidade e adequação ao consumo”, reforça.

A  Transbrasa realiza não só o recebimento e armazenagem das cargas, mas outros serviços como recontagem, identificação de cada lote e até a rotulagem das garrafas. Todas as etapas acontecem dentro de área alfandegada, o que agiliza o processo e assegura que o controle seja feito sob sob supervisão direta dos órgãos oficiais responsáveis.

No caso das cervejas importadas, por exemplo, a empresa realiza a identificação de lote e validade, conforme as exigências de rastreabilidade e padronização estabelecidas pelas autoridades. Na importação de vinhos, a Transbrasa faz desde a recontagem e identificação individual de cada lote, até a rotulagem dos produtos.

Todo o trabalho é executado por equipes especializadas, com suporte tecnológico e infraestrutura adaptada às normas sanitárias e fiscais.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.