Receita Federal barra rota ilegal de minério e apreende 73 contêineres com cobre em Santos
Por Santa Portal em 14/11/2025 às 15:00
A Receita Federal apreendeu 73 contêineres carregados com 1.858 toneladas de minério cobre no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, entre setembro e outubro deste ano. A ação ocorreu após a identificação de uma série de tentativas de exportações irregulares que teriam destino à Ásia.
De acordo com a Receita, a intensificação das fiscalizações começou no ano passado. “A gente entende que a aduana tem um papel fundamental no combate ao garimpo ilegal e, no âmbito aduaneiro, temos realizado várias interceptações. Desde 2024, já somam mais de 800 contêineres contendo diversos tipos de minerais, especialmente o cobre”, afirmou o auditor Rômulo Brandão.
Brandão também destacou o interesse internacional nesses materiais. “Há questões geopolíticas envolvendo o uso desses minérios, seja na indústria ou para desenvolvimento de tecnologias. O Brasil é rico nesse tipo de mineral e há interesse dos países asiáticos nesse tipo de recurso”, afirmou o auditor.
Segundo Brandão, antes de Santos, as apreensões estavam acontecendo, principalmente, no Porto do Pecém, no Ceará. No entanto, após as autoridades fecharem o cerco no Nordeste, o grupo de criminosos redirecionou a cadeia logística para o Porto de Santos.
Importantes para o setor tecnológico
A demanda global por minerais estratégicos cresce junto com o avanço tecnológico, segundo apontou o auditor federal, Ivan Brasilico. “A matéria-prima dessa revolução tecnológica: o cobre, o quartzo, as terras raras são minerais essenciais para a indústria elétrica e eletroeletrônica”, explicou.
Na Ásia, estão as principais fábricas de chips, de equipamentos elétricos e eletrônicos. “Muito provavelmente o comprador na Ásia não tem a informação se a empresa está trabalhando corretamente ou não e se a mineração é legal ou não”, apontou.
Além do cobre, o Porto de Santos registrou outras apreensões neste ano. Foram retidos 30 contêineres de quartzo (ametistas e cristais), somando 809 toneladas, e quatro contêineres de zirconita, que totalizaram 107 toneladas.