Maratona vai propor soluções às mudanças climáticas no Porto de Santos
Por Santa Portal em 05/10/2025 às 13:00
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do ESG Challenge, uma maratona de ideias (ideathon) voltada à criação de soluções inovadoras para os desafios das mudanças climáticas no Porto de Santos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 15 neste link.
O regulamento completo está disponível aqui. O evento ocorre nos próximos dias 25 e 26 de outubro, no Parque Tecnológico de Santos (R: Henrique Porchat, 47 – Vila Nova). Com foco no tema “Justiça Climática”, o prêmio convida estudantes universitários, startups, pesquisadores e profissionais a desenvolverem protótipos que aumentem a resiliência do Porto frente a eventos climáticos extremos.
A equipe vencedora receberá uma bolsa de estímulo no valor de R$ 36 mil, além de 12 meses de incubação com mentoria do Sebrae e apoio da Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Fundação CENEP).
“O ESG Challenge consolida o Porto de Santos não apenas como um hub logístico, mas como um polo de inovação aberta e sustentabilidade. A edição passada mostrou que boas ideias, quando apoiadas, tornam-se soluções reais”, destaca Anderson Pomini, presidente da APS.
ColaBora Mundo
O ESG Challenge integra a programação do ColaBora Mundo – Evento Integrado ESG, Inovação e Empreendedorismo, realizado pela APS e pela Fundação Parque Tecnológico de Santos, com apoio da Prefeitura Municipal.
A primeira edição do desafio, realizada em 2024, já apresenta resultados concretos. A startup Data Overseas foi a vencedora com o sistema Vanguard, tecnologia baseada em inteligência artificial capaz de identificar, classificar e georreferenciar resíduos em tempo real nas áreas do Porto. A solução foi validada pela APS e entrou em fase de implantação piloto em agosto deste ano.