Exposição Mamáfrica abre as portas com programação que une Brasil e Cuba
Por Santa Portal em 19/09/2025 às 11:00
A exposição Mamáfrica – Ancestralidades Africanas entre Brasil e Cuba, começou nesta quinta-feira (18) com uma roda de conversa na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS). O tema foi a modernização do Porto de Mariel, em Cuba. O evento integra a programação do 36º aniversário do Museu do Porto de Santos.
Mamáfrica já passou por Salvador e São Paulo antes de chegar a Santos, onde ficará até 26 de outubro. Até sábado (20), porém, a Autoridade Portuária de Santos sedia rodas de conversa e uma festa comunitária com feira de produtos afro-brasileiros, lançamento de livros, performances artísticas e shows musicais.
Na abertura do evento, o diretor de Administração e Finanças da APS, Júlio Cézar Alves de Oliveira, afirmou que as relações entre os portos de Santos e de Mariel podem ser ampliadas e que a “aproximação cultural é um facilitador” disso. Oliveira destacou a parceria entre o Brasil e o país caribenho, que rendeu programas como o Mais Médicos.
Também integraram a mesa de abertura Loretta Blanco, conselheira comercial da República de Cuba no Brasil, que destacou que o Mamáfrica vai “misturar cultura e negócios”. O vereador Chico Nogueira (PT), também participante da abertura, exaltou o papel de Cuba e ressaltou que diversos países têm uma dívida histórica com a nação caribenha.
A mesa de abertura foi comandada por Odécio Visintin Rossafa Garcia, representando o Instituto Alvorada Brasil e a Barthô Naïf, que realizam a exposição Mamáfrica – a APS é patrocinadora.
A roda de conversas realizada após a abertura debateu a modernização do Porto de Mariel, entre outros assuntos. Edmar dos Santos Costa, assessor da Diretoria de Operações da APS, participou com uma apresentação detalhada sobre o Porto de Santos.
Programação
Na APS, a programação especial contará com seminários, exposições, música, feira afro, rodas de conversa e homenagens. A iniciativa propõe um espaço de diálogo entre os dois países por meio da arte, da economia criativa e da valorização das ancestralidades africanas que moldaram suas identidades culturais.
Mamáfrica apresenta o trabalho de 68 artistas, dos quais 23 cubanos e 45 brasileiros – estes representando dez Estados (SP, BA, PB, ES, CE, MG, MT, RN, RJ e SC). A mostra celebra a diversidade, a criatividade popular e a força simbólica das matrizes africanas.
A exposição inclui instalações que homenageiam os trabalhadores do Porto de Santos, como o painel “Trabalhadoras e Trabalhadores”, de Dulce Martins, e a obra “Assim foi a vida dos Negros e Negras no Porto”, do artista Adriano Dicart. Um dos pontos altos será a performance do Coletivo LA Santista, com foco na história oral dos negros no Porto de Santos.
O evento traz ainda apresentações musicais, rodas de conversa sobre arte e transformação social, exibições de filmes e a tradicional Festa do Macuco, com cortejo da escola de samba X9 Santista e feira afro com 12 bancas de empreendedores locais.
PROGRAMAÇÃO DO MAMÁFRICA NO PORTO DE SANTOS
Sexta-feira (19)
Foco: Arte, Cultura e Transformação Social
09h00 – Café de Boas-vindas e inscrições
09h30 – Roda de Conversa: Arte Naïf ou Primitivos Modernos/Contemporâneos? Mediação: Jorge Valias (Diretor do Museu do Porto) e Juliana Cândido (curadora).
Convidados:
• Prof. Dr. Oscar D’Ambrosio – Crítico de Arte, professor e co-curador Mamáfrica
• Profa. Inês – Museóloga, representante da Pinacoteca Benedicto Calixto
• Larissa Garcia / Vanessa Lombardi – Visite Santos – Santos Convention & Visitors Bureau
11h30 – Roda de Conversa: Arte e Política – Arte e Política – Ferramenta de Transformação Social na Realidade do Povo Preto no Brasil e em Cuba.
Mediação: Consulesa Pilar Castelhanos e Shirlene Pérola Negra (curadora).
Convidados:
Profa. Dra. Maria do Carmo Leite – Associação Cultural José Martí, pesquisadora da diáspora negra em Cuba
• Ramon Santos – Coletivo LA Santista e Dulce Martins (artista plástica)
• Ademir Bento Junior – Comitê de Diversidade APS
• Flávia Saad – Juicy Santos (empreendedorismo e comunicação)
14h30 – Exibição do curta-metragem “Vai pra Cuba, Comunista” – Direção: Homero Flávio | Produção: Odécio Rossafa
15h00 – Painel: Mercado de Artes e Economia Criativa Afro-Brasileira e Latino-americana
Mediação: Augusta França – guia de afroturismo e idealizadora da agência online TurMochilando AfroCulturas. Pesquisadora da história da presença negra em Santos.
Convidados:
• Thiago Papa – Secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos
• Odécio Visintin Rossafa Garcia – Barthô Naïf / curador
• Luciana da Cruz – Coletivo AFROTU, Conselheira Municipal de Cultura e Igualdade Racial
17h30 – Exibição do filme “Cuba Jazz” – Direção: Max Alvin e Mauro di Deus | Produção: Instituto Alvorada Brasil
Sábado (20)
Festa Comunitária do Museu do Porto no Bairro do Macuco
09h00 às 16h00 – Feira de Produtos Afro-Brasileiros – Coletivo de Empreendedores(as) negros(as) AFROTU
10h00 – Lançamentos de Livros
• “Fidel Castro – Comandante Invicto”, de Norberto Escalona | Tradução: María do Carmo Leite | Prefácio: Beto Almeida
• “Esquinas do Mundo”, de Alessandro Atanes – jornalista e mestre em História Social pela USP, autor da dissertação História e Literatura no Porto de Santos: o romance de identidade portuária “Navios Iluminados”
12h00 – Homenagem aos Trabalhadores do Porto
• Performance do Coletivo LA Santista – História Oral dos Negros no Porto
14h00 – Shows Musicais
• Performance da Bateria da Escola de Samba X9 Santista
• Grupo X9 Crianças – bateria infantil e inclusiva da escola