Cubatão propõe ligação direta entre 3ª pista da Imigrantes e Porto de Santos; entenda

Por Santa Portal em 21/09/2025 às 07:00

Divulgação/Prefeitura de Cubatão
Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A Prefeitura de Cubatão apresentou proposta de criação de uma pista alternativa de conexão direta entre a 3ª pista da Imigrantes e o Porto de Santos, sem passar pelas Rodovias Anchieta e Cônego Domênico Rangoni: o ‘Corredor Porto-Indústria’, o Copi. A ideia foi apresentada durante uma audiência pública, na noite desta quinta-feira (18), que aconteceu no Bloco Cultural de Cubatão.

“Essa é a nossa ideia para enfrentar o antigo problema que é o gargalo de caminhões em nossa volta nas duas pistas que cortam Cubatão. O ‘Corredor Porto-Indústria’ teria 13,5 km de extensão, com início do Sítio dos Areais, fazendo conexão direta até a Alemoa, desaguando já no cais santista”, disse o prefeito César Nascimento (PSD).

O secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo (Semipee), Fabrício Lopes, fez a apresentação da proposta durante a audiência. Com duas faixas de rolamento, acostamento, em um percurso de dez minutos, a via teria capacidade para circulação de até 20 mil veículos por dia. Atualmente, pelo percurso utilizado, os caminhões percorrem 18 km em 30 minutos. 

“Preocupado com  a população e os caminhoneiros, o prefeito preparou esse projeto alternativo frente ao grande acúmulo de caminhões em Cubatão. Os caminhoneiros não merecem tanto sofrimento, ficando horas tentando chegar ao Porto. E a população também sofre junto, pois os constantes congestionamentos refletem bastante no dia a dia de quem busca entrar e sair de Cubatão para cumprir os seus afazeres ou compromissos agendados”, resumiu o secretário.

Para o prefeito, esta é a oportunidade de dar o sentido efetivo à 3ª pista da Imigrantes para o qual ela deve ser criada: maior circulação de veículos leves com melhoria, inclusive, do tráfego intenso na entrada de Santos, e menor tempo de espera para os caminhoneiros que precisam descarregar materiais e produtos nos terminais do Porto. 

“Esperamos que essa proposta seja inserida no projeto e também que levem em consideração as observações dos representantes do povo de Cubatão que estiveram aqui hoje pontuando o que precisa ser melhorado no projeto, que é bom, traz mais movimento e desenvolvimento, mas é preciso entender que os cubatenses não podem ficar apenas com o ônus da obra”, completou Nascimento.

Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A audiência pública foi realizada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para apresentação e discussão do projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Os estudos foram solicitados pelo Estado para análise dos impactos socioeconômicos e ambientais da obra em questão, bem como as propostas de mitigações das situações afetadas, as chamadas contrapartidas.

Este foi a segundo evento do tipo, o primeiro ocorreu em São Bernardo do Campo. O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) também foram apresentados em São Bernardo do Campo no dia anterior. O objetivo da audiência é justamente cumprir o rito do projeto, que está ainda na primeira das três fases previstas: Licença Prévia (LP), Licenças de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), possibilitando a participação popular e organizações da Sociedade Civil organizada e especialistas, com vozes para apontar as suas observações, elogios, críticas, ponderações e ideias.

Uma rodovia com 80% de túnel

Durante a audiência, explicaram que 3ª pista será de 21,5 km de extensão, sendo 17 Km de túneis (80% do total). Um dos cinco túneis, o maior deles, ocupará uma extensão de 6 km. Pelo projeto, a nova conexão com o planalto será do Km 42 da atual Rodovia dos Imigrantes (em São Bernardo do Campo) até o Km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, já em Cubatão, passando também por São Vicente.

Conforme mostrado na apresentação, essa terceira pista terá duas faixas de rolamento e um acostamento com possibilidade de ser revertido em faixa de tráfego. Os estudos da obra foram iniciados em 2024, com a entrega do projeto executivo prevista para fevereiro de 2026, cuja construção promete ampliar para mais 30 mil veículos por dia.

De acordo com o apresentado pela equipe envolvida no projeto, a nova pista vai atender o tráfego de veículos de carga pesada, que atualmente só ocorre pela Rodovia Anchieta. A concessionária explicou que, por questões de segurança, a descida de veículos de carga e transporte coletivo pela pista descendente da Imigrantes é proibida devido à inclinação média de 6%, considerada inadequada para o sistema de freios de ônibus e caminhões, e que a nova via terá um inclinação média de 3,8% e poderá ser utilizada no sentido contrário nos finais de semana e fim de feriados.

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