APS atualiza plano contra riscos de saúde pública no Porto de Santos
Por Santa Portal em 11/12/2025 às 10:00
A Autoridade Portuária de Santos (APS) acaba de atualizar o seu Plano de Contingência do Porto de Santos (PCPS) para eventos de saúde pública. O documento é importante porque prevê ações em casos como o do enfrentamento à covid, ocorrido em 2020 e 2021.
O PCPS – Módulo Saúde Pública recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a autoridade responsável pelas questões de saúde humana no Porto de Santos. Como entrada de produtos e pessoas vindas do exterior, a segurança sanitária do Porto precisa ser reforçada para proteger o Brasil de doenças de outros lugares.
Não é incomum que haja tripulantes enfermos nos navios que chegam a Santos. Casos de malária, por exemplo, são relativamente frequentes, mas não trazem risco à cidade, uma vez que o vetor da doença não é encontrado na zona urbana. Entretanto, infecções graves como o ebola e mpox são preocupações que necessitam de atenção extrema.
O PCPS prevê, em casos de emergência de saúde pública, a criação de uma estrutura organizacional de resposta (EOR), na qual estejam representados, além da APS e da Anvisa, as forças armadas, Corpo de Bombeiros, Defesas Civis do estado e das prefeituras da região – além de suas secretarias de Saúde -, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), terminais e outras instituições.
O Porto de Santos é referência em atendimento a situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Em 2021, a APS recebeu o prêmio AAPA-CIP Port Industry Award of Excellence, pelo destaque de sua atuação durante a pandemia da Covid-19, reconhecida por implementar protocolos de segurança internacionais e nacionais para o bem-estar de seus trabalhadores, executando procedimentos inovadores para evitar o contágio e ainda mantendo suas operações competitivas.
A versão atualizada do Plano de Contingência do Porto de Santos – Módulo Saúde Pública – está no site do Porto de Santos.