Ex-delegado-geral da Polícia Civil de SP, secretário de Praia Grande é morto a tiros; VÍDEO
Por Rodrigo Martins e Eduardo Velozo Fuccia em 15/09/2025 às 19:25
O ex-delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo e secretário de Administração de Praia Grande, Ruy Ferraz Fontes, foi morto a tiros no começo da noite desta segunda-feira (15), na Avenida Marginal, próximo ao Mercadão da Vila Mirim.
Imagens de câmeras de monitoramento, cedidas pela página Praia Grande Mil Grau, mostraram que os criminosos chegaram em uma rua das imediações em uma caminhonete Toyota Hilux preta, por volta das 17h30, e lá ficaram aguardando a passagem de Ruy, que costumava sair da Prefeitura às 18h.
A emboscada surpreendeu o secretário, que não teve qualquer chance de reação, devido à superioridade numérica dos atiradores e das armas de grosso calibre que portavam. Três bandidos desembarcaram da picape e fuzilaram o carro de Ruy.
Na tentativa de escapar, a vítima chegou a acelerar o Fiat, perdendo o controle da direção e colidindo em um ônibus, próximo ao Fórum de Praia Grande. O secretário morreu no local.
Consumado o homicídio, os atiradores retornaram à caminhonete, na qual um quarto comparsa os aguardavam no volante, e fugiram pela contramão. No momento da publicação desta matéria, o veículo e o corpo da vítima permaneciam no local da execução aguardando os trabalhos de perícia.
Os bandidos abandonaram o veículo utilizado na emboscada na periferia da Cidade e o incendiaram para apagar eventuais vestígios do crime. Por enquanto, não há informações de como eles deram prosseguimento à fuga.
De acordo com A Secretaria da Segurança Pública, policiais militares atenderam rapidamente à ocorrência e localizaram o veículo utilizado pelos criminosos. A cena foi preservada para a realização da perícia, e o caso está sendo registrado no 2º DP de Praia Grande. Equipes estão em campo, realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar, prender e responsabilizar os envolvidos.
Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu na Rua Dr. Roberto de Almeidas Vinhas, nº 8.969, bairro Nova Mirim. Dois indivíduos estavam em um veículo e efetuaram os disparos de arma de fogo. O Samu acionado e constatou a morte no local.
A PM informa ainda que duas pessoas ficaram feridas durante a ação e deram entrada no Pronto-Socorro do Quietude. A ocorrência segue em andamento.
Ruy assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande em janeiro de 2023, permanecendo na gestão do prefeito Alberto Mourão que se iniciou em 2025. Ele também foi Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Praia Grande lamenta o falecimento na noite desta segunda-feira (15) do secretário de Administração e ex-delegado de Polícia, doutor Ruy Ferraz Fontes.
Secretário de Segurança de SP se manifesta
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, lamentou a morte de Ruy Fontes e prometeu total empenho das autoridades para a identificação e prisão dos envolvidos no crime.
“Lamento o assassinato do delegado aposentado Ruy Ferraz Fontes, secretário em Praia Grande e ex-delegado geral. Determinei integração de força-tarefa, com prioridade definida pelo gov. Tarcísio, para prender os criminosos. O procurador-geral de Justiça ofereceu apoio ao Gaeco”, disse Derrite, por meio de suas redes sociais.
Histórico de Ruy Ferraz Fontes
Delegado de Polícia por mais de 40 anos, possui especialização em Administração Geral e Financeira em Órgãos Públicos e participou de cursos complementrares como o Curso Anti-Drogas e Anti-Terrorismo, realizado pelo Ministério do Interior e da Segurança Pública da Polícia Nacional da França; e o curso de Aperfeiçoamento sobre Repressão às Drogas, em Vancouver, pela Polícia Montada do Canadá.
Iniciou a carreira como delegado de Polícia Titular da Delegacia de Polícia do Município de Taguaí (Deinter 7) e ao longo dos anos, foi delegado de Polícia Assistente da Equipe da Divisão de Homicídios do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP); delegado de Polícia Titular da 1ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc); delegado de Polícia Titular da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Furtos e Roubos a Bancos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e comandou outras delegacias e divisões na Capital.
Também esteve à frente da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo e foi Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP). Ainda foi professor Assistente de Criminologia e Direito Processual Penal da Universidade Anhanguera e atua também como Professor de Investigação Policial pela Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo.