Receita Federal apreende quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos
Por Santa Portal em 29/10/2025 às 20:00
A Receita Federal apreendeu, nesta quarta-feira (29), 482 quilos de cocaína no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A droga estava oculta em um carregamento de 371 toneladas de polipropileno copolímero, um tipo de plástico utilizado em diferentes segmentos industriais.
O entorpecente foi encontrado em 15 contêineres com destino ao porto de Antuérpia, na Bélgica. O material apreendido integra as ações da Operação RFB, que reforça a presença institucional da Receita Federal e de outras forças de segurança em portos, aeroportos e fronteiras de todo o país. A operação ocorre entre os dias 20 e 31 de outubro.
Segundo o órgão, a seleção e bloqueio de cargas na Alfândega de Santos são realizados com base em uma ferramenta de análise de riscos, que utiliza critérios objetivos e imagens de escaneamento dos contêineres. O método busca garantir agilidade nas operações de comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir ilícitos aduaneiros.
Essas técnicas são aplicadas tanto em cargas de exportação – onde o principal crime é o envio de drogas – quanto em importações, nas quais há foco em mercadorias falsificadas.
Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para conduzir a perícia e investigação por meio de inquérito policial.
