Professoras são afastadas de creche em Santos após acusação de maus-tratos a crianças
Por Santa Portal em 12/12/2025 às 10:00
Quatro professoras foram afastadas de suas funções na Creche Arcanjo Rafael, no bairro Marapé, em Santos, no litoral de São Paulo. Elas são acusadas de supostos maus-tratos e ameaças contra crianças na unidade.
Segundo as denúncias apresentadas pelos pais dos alunos, as educadoras teriam assustado as crianças batendo réguas no armário e oferecendo leite inadequado para alunos com restrições alimentares. Além disso, as professoras também teriam dito que colocariam as crianças em um quarto escuro e ameaçado cortar os cabelos delas caso não fossem obedientes.
Os pais dos alunos foram até a unidade cobrar explicações da direção da creche. Alguns deles se exaltaram, ameaçando as docentes. Posteriormente, elas prestaram esclarecimentos sobre as acusações na delegacia.
Procurada pelo Santa Portal, a Secretaria de Educação de Santos (Seduc) informa que está acompanhando o caso e, no momento, aguarda a averiguação dos acontecimentos por parte da Polícia Civil.
“A entidade mencionada afastou preventivamente as funcionárias, para assegurar a lisura do processo de apuração. As funcionárias compareceram espontaneamente à Delegacia para prestar esclarecimentos, ocasião em que negaram todas as alegações apresentadas pelos responsáveis”, diz a Seduc.
Diante disso, a Pasta informa que permanece no aguardo da conclusão da averiguação, para que sejam adotadas as providências cabíveis.
Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo destaca que o caso foi registrado no 2º DP de Santos como submeter criança ou adolescente a vexame e segue em investigação. A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar ao local, apurou que pais de alunos denunciavam a creche por supostamente trancar crianças em uma sala da escola como forma de castigo. O Conselho Tutelar também foi acionado.
As diligências estão em andamento com o objetivo de esclarecer os fatos.