Dois integrantes de organização criminosa que atua na Baixada Santista são presos na Capital
Por Santa Portal em 28/06/2025 às 18:00

Dois criminosos conhecidos como “Irmão Vinícius” e “Barba” foram presos durante uma operação da Polícia Civil na zona sul da Capital. A dupla é apontada como peça-chave na engrenagem do tráfico de drogas e da organização criminosa que atua em comunidades da Baixada Santista e de São Paulo.
De acordo com a Polícia Civil, a operação foi realizada por meio da 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) da Deic de Santos, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE). Os dois eram investigados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e promoção de organização criminosa.
As investigações revelaram que os dois suspeitos mantinham vínculos diretos com o tráfico nas regiões conhecidas como Favela da Felicidade e Jardim Ibirapuera. O Barba, inclusive, teria assumido recentemente a função de tesoureiro da facção, após a morte de um antigo líder.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, notebooks, relógios, peças em metal dourado, porções de skunk e maconha, além de um veículo de luxo. Também foram localizadas anotações manuscritas com a contabilidade detalhada de diversos pontos de tráfico, além de chips de telefonia, dinheiro em espécie e registros de pagamentos eletrônicos a operadores do tráfico.
A análise dos aparelhos apreendidos revelou conversas sobre movimentações de drogas, compra de armas de fogo e imagens de câmeras clandestinas instaladas em comunidades para monitoramento da ação policial.