Mar agitado e maré elevada devem atingir Baixada Santista, aponta NPH-Unisanta

Por Santa Portal em 25/07/2025 às 20:00

Carlos Nogueira/Arquivo
Carlos Nogueira/Arquivo

A Baixada Santista entra em estado de alerta devido à previsão de mar agitado e maré elevada a partir da madrugada de terça-feira (29). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25) pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) e pela Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista.

Segundo os dados dos modelos numéricos analisados, a intensificação de uma frente fria trará ventos fortes sobre o litoral paulista, provocando a elevação do nível do mar e a formação de ondas com altura significativa, especialmente entre segunda-feira (28) e terça-feira (29). As ondas podem ultrapassar os 3 metros de altura em áreas expostas da Baía de Santos e nos demais municípios da região.

Além das ondas elevadas, o nível da maré também preocupa. A previsão é de que a maré atinja 1,6 metro na orla da Baixada Santista e até 1,9 metro no interior do Estuário de Santos e São Vicente – um aumento de até 30 centímetros em relação à tábua de marés, com pico previsto para às 4h de terça-feira.

De acordo com o boletim informativo, emitido às 15h, a situação configura estado de alerta conforme os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras dos municípios da Baixada. A altura significativa das ondas acima de 3 metros aumenta o risco de danos em estruturas urbanas e inundações costeiras pontuais durante os períodos de maré alta.

Os pesquisadores destacam que, embora as previsões sejam baseadas em modelos confiáveis, os dados podem variar conforme o avanço das condições meteorológicas. Por isso, recomendam atenção às atualizações nas próximas horas. A população deve acompanhar os boletins meteorológicos e orientações das autoridades locais, além de consultar os dados em tempo real pelo site oficial da Sala de Situação da Baixada Santista.

O boletim foi emitido às 15h desta sexta-feira (25), com base no sistema IARA-BS da Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista e no sistema AquaSafe Santos. A Marinha do Brasil permanece como órgão oficial para a emissão de avisos sobre as condições de navegação.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.