Frente fria deve trazer chuva, ventos fortes e mar agitado para a Baixada no fim de semana

Por Santa Portal em 04/09/2025 às 15:00

Arquivo
Arquivo

O tempo segue firme na Baixada Santista nesta quinta-feira (4), com sol e temperaturas em elevação, que podem chegar aos 30°C, tornando este o dia mais quente da semana. No entanto, a chegada de uma frente fria, a partir de sexta-feira (5), mudará o cenário. Há previsão de aumento de nebulosidade e rajadas de vento que podem atingir até 80 km/h nas primeiras horas da manhã. A partir da tarde, a chuva deve se intensificar.

A instabilidade seguirá ao longo do fim de semana, com chance de 80% de precipitação no sábado (6) e no domingo (7). Os acumulados podem variar entre 10 e 20 mm no sábado e entre 5 e 15 mm no domingo, com intensidade moderada. Além disso, as temperaturas devem cair, chegando a mínimas de 17°C.

De acordo com boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), a frente fria também provocará maré elevada e mar agitado em toda a região. A previsão indica que a maré poderá alcançar 1,8 metro na orla e até 2,1 metros no interior do estuário, em Santos, São Vicente e Cubatão, com pico previsto para sábado (6), às 14h, representando aumento de até 50 centímetros em relação à tábua de marés. O mar ficará agitado, com ondas vindas de sul e sudoeste que podem ultrapassar 1,6 metro de altura significativa entre sábado e domingo.

Com base nos Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de Atenção em toda a orla da Baixada Santista, onde a maré deve variar entre 1,8 e 2,0 metros, e de Alerta no interior do estuário, onde o nível pode superar 2,0 metros.

Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de inundações costeiras e alagamentos durante os períodos de maré alta, potencializados pela combinação da chuva e dos ventos. Apesar disso, não são esperados impactos estruturais significativos nas áreas urbanas em razão da ação das ondas. O boletim foi emitido às 10h desta quinta-feira (4), com base no sistema IARA-BS da Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista e no sistema AquaSafe Santos.

As orientações incluem evitar áreas alagadas, buscar abrigo durante tempestades e não enfrentar alagamentos com veículos. Moradores de áreas de risco a deslizamentos devem ficar atentos a sinais de instabilidade, como surgimento de trincas e rachaduras nas casas, inclinação de postes e muros e presença de água barrenta descendo das encostas. Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar até o final de semana. Cabe ressaltar que as informações deste boletim são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo dos dias.
Mais detalhes das previsões por município estão disponíveis no site.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.