Baixada Santista tem 13 praias impróprias para banho neste fim de semana; veja a lista
Por Santa Portal em 18/10/2025 às 12:00
O fim de semana começa com tempo abafado neste sábado (18) na Baixada Santista, antes da chegada da frente fria prevista para domingo (19), que deve trazer chuva e queda de temperatura. O dia promete atrair banhistas e turistas para o litoral de São Paulo, mas 13 praias estão com bandeira vermelha de impróprias para banho, segundo o boletim de balneabilidade divulgado pela Cetesb nesta quinta-feira (16).
O número representa uma melhora em relação à semana passada, quando 16 praias estavam com bandeira vermelha, o equivalente a cerca de 22% dos pontos monitorados na região. Nesta semana, de 59 locais avaliados, 46 estão próprios para banho.
Em Bertioga, todas as nove praias monitoradas estão próprias. Já em Guarujá, dois pontos seguem impróprios: o Perequê e um trecho da Enseada, na altura da Rua Chile. Em Itanhaém e Peruíbe, a situação é a melhor da região: todas as praias estão liberadas.
Em Mongaguá, os trechos da Vila São Paulo e Vera Cruz foram classificados como impróprios. Em Praia Grande, quatro locais seguem com bandeira vermelha: Canto do Forte, Aviação, Vila Tupi e Ocian.
Em São Vicente, as praias dos Milionários e da Prainha estão inadequadas para o banho, enquanto em Santos três pontos continuam com má qualidade da água: Embaré, Boqueirão e José Menino (na altura da Rua Olavo Bilac).
Na comparação com o boletim anterior, Santos apresentou uma melhora significativa já que, na última semana, todas as sete praias monitoradas estavam impróprias. Praia Grande também teve redução no número de pontos com restrição, que passaram de seis para quatro.
Balneabilidade
De acordo com a Cetesb, quando corpos d’água contaminados por esgoto alcançam as praias, os banhistas ficam expostos a uma variedade de patógenos, como bactérias, vírus e protozoários. Crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido são os grupos mais vulneráveis.
As doenças relacionadas ao banho em águas impróprias geralmente não são graves, sendo a mais comum a gastroenterite (virose).
O parâmetro básico para classificação da balneabilidade das praias é a densidade de coliformes fecais, bactérias presentes em grande quantidade nas fezes humanas e animais. Segundo o órgão, alguns fatores podem influenciar na balneabilidade, como a existência de córregos afluindo no mar, condições da maré e ocorrência de chuvas.