Nova escola no Gonzaga homenageia Pelé e vai atender 500 alunos de Santos
Por Santa Portal em 11/02/2026 às 06:00
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, inaugurou nesta terça-feira (10) a Unidade Municipal de Educação (UME) Edson Arantes do Nascimento, no Gonzaga, em um investimento de cerca de R$ 28,9 milhões em recursos municipais. A escola leva o nome de Pelé e dialoga com o histórico apelo do Rei do Futebol: “Pensem nas criancinhas”, feito em 1969, ao marcar o milésimo gol. Os trabalhos foram executados pela construtora Lemam, vencedora da licitação.
Adornada com imagens da trajetória do atleta do século em suas paredes internas, a escola disponibiliza 500 vagas para alunos do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano), com oferta de período integral. A entrega faz parte do calendário oficial dos 480 anos da Cidade.

Mais do que o ídolo, o nome escolhido homenageia o cidadão Edson Arantes do Nascimento, revelando a sua importância para a Educação, com participação em iniciativas em defesa da formação de jovens e crianças.
Entrega
“Sabemos da importância do investimento em Educação. Além do conforto, esse padrão de escola que estabelecermos para Santos oferece acesso ao conhecimento para a vida. Edson Arantes, o Pelé, sempre apoiou a Educação por saber que ela é a base para o futuro, e um dos pilares da cidadania. Esta sabedoria do craque é exemplo para todos nós”, diz o prefeito Rogério Santos (Republicanos).

A cerimônia contou com a presença da irmã de Pelé, Maria Lúcia Nascimento, seu cunhado, Davi Benedito Magalhães, a sobrinha Danielle do Nascimento Magalhães Zilli e o neto Octávio Felinto Neto. Além deles, estiveram presentes os ídolos do Santos Futebol Clube Manoel Maria, Lalá e Negreiros, que jogaram com o rei.

Primeiros dias
As aulas na unidade já começaram com o retorno do período letivo em Santos. Aluno do 6º ano, Lucca Siqueira de Oliveira, de 10 anos, aprovou o novo espaço. “A sala tem dois ar-condicionados, gela um pouquinho mais, vai dar uma refrescada melhor. Aqui é muito grande, até a quadra também é grande”.
“Achei muito espaçosa, muito legal, e gostei da criatividade de usar o nome do Pelé”, afirma a torcedora do Santos Maria Clara Torres Silva, que tem 11 anos e cursa o 6º ano.
Os pequenos não são os únicos satisfeitos. A diretora Ana Cláudia Sierra está empenhada em corresponder à grandiosidade do prédio com a qualidade do ensino. “Arrisco dizer que a Cidade ganhou uma das melhores estruturas de escola em todos os sentidos. Mas escola não é só as paredes, se faz com gente à disposição de gente. O projeto pedagógico aqui tem muita responsabilidade”.

Legado
Durante a inauguração, a aluna Júlia Andrade Batista, do 8º ano, emocionou a família de Pelé com a leitura d texto homenageando o ídolo. Para a sobrinha do Rei, Danielle, a ocasião celebrou todo um legado. “Sou neta de Celeste Arantes do Nascimento. Ela viveu durante 101 anos e eu gosto de falar dela porque o legado é a representatividade da família, claro, pela hereditariedade, pelo DNA. Mas, além disso, pelos fãs, amigos, pessoas que gostam do Pelé, então a história vem lá de trás e eu fico muito feliz”.

Marco
“A UME Edson Arantes do Nascimento é um marco para a educação de Santos. A escola representa o compromisso em oferecer ambientes adequados para o aprendizado, valorizando profissionais e acolhendo estudantes. Com salas climatizadas, espaços amplos e toda infraestrutura moderna, garante condições para que o ensino aconteça com qualidade e segurança desde o primeiro dia”, salienta a vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys (Novo).
De acordo com a admnistração municipal, construção do equipamento, além de beneficiar a comunidade do entorno, integra o espaço interior e a cidade ao redor. Uma pequena praça foi projetada como o principal acesso à escola, buscando não somente receber os alunos, mas também criar um respiro na movimentada Avenida Ana Costa.

A praça estabelece também uma relação com a Igreja Bom Pastor, situada ao lado da escola, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). A partir da praça, entra-se no pátio interno coberto, que organiza e distribui o acesso principal dos alunos ao interior do edifício.
Estrutural
A UME Edson Arantes do Nascimento tem estrutura robusta com bloco educacional para o ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, e 20 salas de aula; núcleo cultural, com biblioteca, auditório, sala de artes, laboratório, estudioteca e sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Oferece também outro bloco que contempla o conjunto esportivo: quadra poliesportiva e vestiários.

O novo complexo educacional de Santos é 100% acessível, climatizado, seguro; com monitoramento de câmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), pensado para ser confortável para os alunos, professores e demais funcionários.
“A UME Edson Arantes do Nascimento é a maior escola entregue pela Prefeitura nos últimos 12 anos. O projeto da Seobe foi elaborado para atender a necessidade apontada pela Administração Municipal de oferecer espaço adequado aos alunos da UME Edméa Ladevig, proporcionando ensino de qualidade em três pavimentos”, afirma a secretária de Obras e Edificações, Larissa Oliveira Cordeiro.

Valorização da sustentabilidade
Toda a área de circulação interna e de acesso às salas de aula se dá através de um vão central com entradas de luz e ventilação naturais. O edifício foi projetado com fachada de vidro e painéis vazados de vedação de concreto, proporcionando perfeita interação visual entre o interior e o exterior, por meio de transparências, com muita luz e ventilação natural.
O projeto das arquitetas da Seobe Juliana Cunha Carlini e Carolina Maylart utilizou estratégias sustentáveis, como a correta orientação solar com salas voltadas para o norte, ventilação cruzada, aproveitamento da luz natural, proteção solar com brises, consumo sustentável de água, reaproveitamento de águas pluviais, eficiência energética, conforto térmico, visual e acústico, além de paisagismo.
