Segundo Webinar Porto & Negócios debate amanhã o excesso de regulação e a instabilidade  jurídicaREPRODUÇÃO

PORTO & NEGÓCIOS - O excesso de regulação e a instabilidade jurídica, alguns dos principais problemas que impedem o crescimento do Porto de Santos, serão o tema do segundo Webinar Porto & Negócios, promovido pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação, que acontece amanhã (7) e vai ser exibido pelo Youtube do Santaportal.

Para o economista Raul Velloso, um dos participantes do Webinar, existe um excesso de interferência do setor público no segmento portuário. “A empresa estrangeira investe volumes expressivos de recursos, dentro de certos parâmetros, para depois obter resultados que ela obviamente merece por ter feito isso. Mas ao chegar aqui isso acontece pelo excesso de intervenção do setor público, que parece que não percebe que o Brasil é altamente carente de investimentos, principalmente em infraestrutura. Ele acaba hostilizando, interferindo demasiadamente no funcionamento dos setores, ao invés de deixara competição fluir normalmente, assume por vezes posições incompreensíveis e as empresas se vêm duramente afetadas em várias situações”, disse.

O economista acredita que condições deveriam ser criadas justamente para atrair investimentos estrangeiros no setor portuário do país, com menos burocracia e uma maior segurança jurídica para essas empresas. “Existe um populismo exacerbado em nosso país, onde políticos e outros dirigentes públicos procuram obter resultados que lhe interessam pessoalmente, mas não ao país. Por conta disso, eles tomam atitudes que vão contra as praticas normais que os países utilizam para de forma amigável atrair inversões de fora para complementar as nossas necessidades, que dependendo do setor são dramáticas”, concluiu Velloso.

Para Marcelo Sammarco, advogado marítimo que também participa do Webinar, o excesso de regulação e a instabilidade nas regras afastam investidores estrangeiros e provocam muitos prejuízos ao setor portuário e, por consequência, ao país. "A intervenção excessiva do governo interfere artificialmente em um mercado altamente competitivo, que se auto-regula e que responde por 95% do comércio exterior do país e por 14% do PIB".

Interferência
Apresentador do programa Porto & Negócios, Maxwell Rodrigues será o mediador e falou da importância do tema em debate. "O setor vem sentindo interferência. O excesso de regulações e instabilidade jurídica são bastante grandes. Essa motivação fez com que o Sistema Santa Cecília de Comunicação viesse a realizar o evento, contribuindo para o setor. É o que eu sempre coloco: Porto não para e é negócio. Sem negócio, o Porto para".

Maxwell observa que o País não pode ser paralisado em virtude de um processo de corrupção que existiu no passado. "Ou se fazem as leis no princípio da honestidade ou faz na desonestidade. Se for na desonestidade, muitas gerações vão ficar para trás. Não é assim que o mundo enfrenta os problemas", comenta.

O diretor geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira Filho, lembra o sucesso do primeiro seminário. "Realizamos o primeiro Webinar - Porto & Negócios com muita maestria. Não havíamos visto os três executivos dos maiores terminais de contêineres da America Latina, juntos, debatendo e dialogando sobre um dos setores mais importantes do país, que é o setor portuário, com um tema atuante, que foi a produtividade e a atuação após tudo que estamos passando.

Ele destaca a importância da pauta desta segunda edição. "Mais uma vez, nos atentamos em uma pauta extremamente importante para o crescimento do porto. Além dos participantes do lado portuário, que são o diretor da Til, Patrício Junior e o advogado maritimo, Marcelo Sammarco, teremos um economista e ex-Secretário do Ministério de Planejamento, Raul Velloso, e para comentar o mesmo tema em um outro segmento, o diretor da JBS Transportadora, Ricardo Gelain, que vai abordar o aspecto da logística. Certamente será mais um sucesso e em nome do Sistema Santa Cecília da Comunicação, ficamos muito felizes de estarmos honrando o nosso compromisso de desenvolvimento, diálogo e produtividade para a nossa região e para o país. Certamente, destes debates, todo diálogo e debate refletirá resultados imediatos para todos os setores que ficam travados por conta dos empasses jurídicos".

O Webinar Porto & Negócios acontece na terça-feira, dia 7, a partir das 7 da noite e será exibido pelo Youtube do Santaportal, em youtube.com/santaportal.