Família de golfinhos aparece saltando no mar; professor da Unisanta explicaReprodução Redes Sociais
NATUREZA - Um vídeo com uma família de golfinhos saltando no mar viralizou na internet. As imagems teriam sido registradas na segunda-feira (30) nas proximidades da Baía de Santos, segundo a observação de Jorge Luis dos Santos, professor de Zoologia e coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unisanta.

"O vídeo tem pouca referência geográfica. Agora pela posição e número dos navios e uma ponta de costa litorânea que aparece brevemente, podemos dizer que é nas proximidades da Baía de Santos e não na Baía de Santos. Assim não é próximo ao Porto de Santos", disse o professor, chamando a atenção para as referências dadas nas redes sociais. "Entretanto ressalta-se que podem ser avistados na Baía de Santos sim", emenda.

Sobre a espécie, trata-se, de acordo com o docente, da Stenella longirostris (golfinho rotator). "São comuns nessa área, principalmente no verão, e formam grupos nomerosos", detalha Jorge.

Por essa razão, não dá para relacionar a aparição dos golfinhos com, por exemplo, uma possível diminuição da poluição, por causa do confinamento social exigido no combate ao coronavírus. "Foram 15 dias de período e, a partir daí, vincular a isso a aparição de espécies oceânicas e não tão frequentes em uma região não seria interessante falar para não haver discussão sem embasamento científico", afirma.

Confira as imagens: