Baixada tem 57 casos confirmados e 972 suspeitos do novo coronavírusMarcello Casal Jr/Agência Brasil

CORONAVÍRUS - Os novos dados atualizados na Baixada Santista apontam que a região tem 57 casos confirmados da Covid-19, além de 972 casos suspeitos. Além disso, duas mortes foram confirmadas pela doença e ainda há 22 óbitos sob investigação pelo novo coronavírus.

Santos
Nesta terça-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 19 notificações de resultados positivos de laboratórios reconhecidos pelo Governo do Estado para o diagnóstico da Covid-19. Santos contabiliza, agora, 49 casos confirmados do novo coronavírus em residentes do Município – alta de 63%, comparada ao total de casos registrados até ontem (30 casos positivos).

Dos 19 casos confirmados nesta terça, quatro casos são pacientes internados em hospitais da Cidade. Três deles estão em unidade filantrópica: mulher, de 73 anos, em leito de UTI; homem, de 52 anos, em enfermaria; e mulher, de 37 anos, em leito de UTI. Outro caso é de homem, de 79 anos, internado em leito de clínica médica de hospital privado. Os demais 15 confirmados são de pessoas que não estão internadas.

Além disso, 58 pessoas estão internadas, com 21 em UTIs, com suspeita de coronavírus. Ao todo, 345 pacientes estão com suspeita da doença.

Tripulantes 
A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) recebeu, nesta terça (31), a confirmação de Covid-19 em dois tripulantes estrangeiros do navio de passageiros Costa Fascinosa, os quais estão internados em hospital filantrópico da Cidade. Um deles tem 39 anos e está em leito de enfermaria; o outro, de 44 anos, permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Há outros cinco tripulantes da embarcação internados no mesmo hospital. Dois deles já tiveram resultado positivo para Covid-19 (homens de 28 e 42 anos), informação divulgada pela Secretaria de Saúde no final de semana.

No domingo (29), um tripulante filipino de 44 anos, que atuava em navio de carga, também foi internado no mesmo hospital e está em leito de enfermaria aguardando resultado de exame ambulatorial. A Anvisa informou o caso à Secretaria Municipal de Saúde.

Óbito
Um novo óbito por suspeita de Covid-19 está em investigação pela Secretaria de Saúde. Trata-se de homem de 77 anos, que morava em Santos e faleceu, nesta segunda (30), em hospital privado do Município. Ao todo, nove óbitos de residentes de Santos estão em investigação aguardando resultados das análises laboratoriais. Outros 12 óbitos de moradores de outros municípios, ocorridos em hospitais da Cidade, seguem em investigação, sendo que três deles já tiveram resultados positivos para Covid-19.

Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que continua com cinco casos confirmados, inclusive com duas mortes causadas pela doença. Além disso, a cidade tem 187 casos suspeitos, com três mortes em investigação.

Atualmente, 88 pessoas seguem em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos exames; 20 pacientes internados em observação e cinco pacientes na UTI.

A Prefeitura informa que os números de casos descartados e positivos dependem da liberação do exame do laboratório responsável pela análise.

Guarujá
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que mantém apenas um caso confirmado do novo Coronavírus (Covid-19) na Cidade. São 216 pessoas com suspeita da doença. 16 pacientes estão internados, sendo sete em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Há também a investigação de cinco óbitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do Município. Os quadros indicam em comum apenas a sintomatologia respiratória.

Os demais munícipes seguem em isolamento domiciliar, seguindo recomendações da Sesau.

As análises do Instituto Adolfo Lutz (IAL) descartaram 23 casos que eram considerados suspeitos.

Óbitos sob investigação
Um homem, de 30 anos, com histórico de doença cardiovascular e hepática, e que também apresentava sintomas da Covid-19. Ele faleceu na última segunda-feira (30), no PS Vicente de Carvalho.

Na quarta-feira (25), um homem de 75 anos faleceu no PAM da Rodoviária. A causa da morte foi síndrome respiratória aguda, mas o paciente não tinha doenças associadas.

Também uma mulher, de 52 anos, que veio a óbito na última sexta-feira (27), na UPA de Vicente de Carvalho, e que apresentava sintomas suspeitos da Covid-19, com quadro asmático.

Um idoso, de 69 anos, morreu no último sábado (28) com suspeita da Covid-19 na UPA da Enseada. Apresentava câncer de pulmão, era asmático e tinha pneumonia crônica.

Por fim, outro homem, este de 38 anos, estava internado no Hospital Don Domênico desde a última quarta-feira (25). Após ser transferido para a Casa de Saúde de Santos, veio a óbito também no último sábado. O paciente sofria com problemas cardiovasculares.

São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que a Cidade tem um caso confirmado de Covid-19. Trata-se de uma mulher de 34 anos, que se encontra em isolamento domiciliar. No total, o município registrou até o momento outros 81 casos suspeitos. Destes, dez estão internados (seis em UTI nos hospitais Guilherme Álvaro e Emílio Ribas), três óbitos estão sendo investigados e dez casos foram descartados, com resultado do exame negativo para a doença.

Cubatão
A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão informa que a cidade tem 30 casos suspeitos da Covid-19, investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Oito pessoas com suspeita da doença estão internadas, sendo que duas delas estão na UTI.

Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá informa que, com as atualizações desta terça-feira, o município contabiliza nove casos suspeitos, quatro descartados e um óbito em investigação. Todos os nove suspeitos seguem aguardando exames do Instituto Adolfo Lutz. Sete deles estão em isolamento domiciliar, um está internado no Hospital Regional, em Itanhaém, e outro está na UPA.

Peruíbe
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica no fim da tarde desta terça, atualmente são 49 casos suspeitos. Nenhum confirmado.

Bertioga
A Prefeitura de Bertioga informa que a cidade tem 38 casos suspeitos, sendo que 29 estão em isolamento social. Dois pacientes estão internados, sendo que um deles está na UTI.

Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém afirma que a cidade registrou o seu primeiro caso da doença: uma mulher, que não teve a sua idade revelada - o estado de saúde dela também não foi informado. Além disso, são 17 casos suspeitos, sendo um óbito em investigação e quatro pacientes internados – três no Hospital Regional de Itanhaém e um no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Guarujá. Outras 12 pessoas estão em isolamento domiciliar.