Maré elevada e risco de novas ressacas em Santos e região neste domingoREPRODUÇÃO/MARCO DAMY

CLIMA - As previsões se confirmaram e a madrugada foi de maré elevada em Santos e região. Na Ponta da Praia houve alagamento e ressaca leve. Comerciantes chegaram a perder as barracas, levadas pela maré, como mostra a foto do internauta Marco Damy. A previsão para este domingo é de novos episódios de alta da maré.

A Dersa informa que, por causa da previsão de maré elevada na tarde de hoje, os sistemas de Travessias Litorâneas podem ser impactados, causando lentidão ou interrupção dos serviços. Para evitar imprevistos os usuários devem acompanhar as informações pelos seguintes canais: site www.dersa.sp.gov.br; Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e App Travessias, disponível gratuitamente.

De acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta, a previsão é de maré elevada e ondas moderadas. Na região da Baía de Santos a maré pode ultrapassar os 2 metros neste domingo, representando um aumento de 60cm em relação a tábua das marés.

No interior do estuário esse aumento será maior, a previsão é que o nível do mar ultrapasse 2,15 metros. Com relação à agitação marítima, a previsão é de ondas moderadas oriundas do quadrante sul, a partir de sábado, que podem ultrapassar 2 metros na Baía de Santos.

Se a previsão se mantiver, há possibilidade de alagamentos nos próximos dias devido às previsõesde precipitação elevada e de maré elevada. No entanto, não sãoesperados impactos significativos nas estruturas urbanas costeiras devido à intensidade moderada e à direção preferencial das ondas.