Morre chinesa que pesava 20 Kg comendo apenas arroz e pimenta por cinco anosReprodução/Youtube

CHINA - A estudante chinesa Wu Huayan, que sobreviveu durante cinco anos com uma alimentação à base de arroz e pimenta, morreu nesta segunda-feira, aos 24 anos.

De acordo com a imprensa chinesa, Wu estava pesando apenas 20 Kg e havia sido hospitalizada em outubro do ano passado, com problemas respiratórios. A história dela ganhou repercussão no país asiático e, desde então, ela vinha recebendo doações de todas as partes da China.

Quando divulgou o seu caso, a estudante disse que havia tomado essa decisão após ver o seu pai e a avó morrerem por falta de dinheiro para o custeio de tratamentos de saúde. “Não quero passar pela mesma coisa, ser obrigada pela pobreza e esperar pela morte”, disse a chinesa ao jornal Chongqing Morning Post.

Wu Huayan e o seu irmão perderam a mãe quando ela tinha apenas quatro anos. O pai da jovem morreu quando eles ainda estavam no colégio. Com isso, os dois irmãos foram criados pela avó e, posteriormente, por um casal de tios que podia dar apenas 300 yuans por mês (cerca de R$ 180) para os sobrinhos.

No entanto, a maior parte do dinheiro era usado para o tratamento do irmão de Wu, que sofre de problemas mentais.

Com isso, ela separava apenas dois yuans por dia (R$ 1,15) e, desta forma, sobrevivia comendo basicamente arroz e pimenta. Por causa da desnutrição que se agravou durante cinco anos, ela chegou ao hospital com apenas 1,35 m de altura. Ela também havia perdido todos os cílios e metade dos cabelos.

Os médicos tinham dito ainda que a estudante, que estava no terceiro ano da faculdade, apresentava problemas no coração e nos rins causados pelas severas privações alimentares que ela havia sofrido nos últimos cinco anos.