Empresa começa vistoria para elaborar plano de reforma da Ponte dos BarreirosCesar Morgado/Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente

SÃO VICENTE - A PhD Engenharia Ltda deu início aos trabalhos para a elaboração do projeto da obra emergencial de 50 estacas na Ponte dos Barreiros, em São Vicente. Após a avaliação, a empresa vai entregar o plano de reforma da construção.

Segundo a PhD Engenharia Ltda, a vistoria teve início na última quinta-feira, porém a Prefeitura de São Vicente informa que o procedimento começou efetivamente na última sexta.

De acordo com a Administração Municipal, dois mergulhadores e dois técnicos, que estão usando barcos de apoio, estão fazendo vistorias submersas para o detalhamento da situação das 50 estacas que o laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontou como as que estariam em estado crítico. Os trabalhos devem ser concluídos ainda essa semana e o plano de obra emergencial deve ser entregue em um prazo de 20 a 30 dias.

O valor do contrato para essa avaliação é de R$ 181 mil. Depois que o projeto ficar pronto, a Prefeitura deverá abrir um processo licitatório, no qual será definida a empresa que ficará responsável pela obra na Ponte dos Barreiros.

A recuperação total da ponte será feita graças ao repasse de R$ 58 milhões feito pelo governo federal para as obras.

A Ponte dos Barreiros está interditada por determinação da Justiça desde o dia 30 de novembro, após um laudo do IPT ter apontado o risco de um colapso estrutural.