Virada Inclusiva tem início com atividades na praia do Gonzaga


13 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 01/12/2019 às 16:00
Virada Inclusiva tem início com atividades na praia do Gonzaga Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos

SANTOS - Momentos de confraternização para garantir total acessibilidade a pessoas com deficiência no local mais acolhedor a qualquer tipo de público: a praia. Nesse contexto começou a 6ª edição da Virada Inclusiva, na manhã deste domingo, na orla do Gonzaga.

Surdos, cegos, pessoas com deficiências intelectuais, cadeirantes, entre outros, tomaram banho de mar por meio das cadeiras anfíbias do programa Praia Acessível - parceria entre a Prefeitura de Santos e o Governo do Estado de São Paulo - e realizaram práticas esportivas com dispositivos oferecidos pelo projeto Empresto Minhas Pernas.

No período da tarde, uma aula aberta de capoeira com o Mestre Márcio integrou todas as pessoas interessadas, independentemente de sua condição.

Para garantir que a acessibilidade fosse realmente plena, os surdos tiveram apoio de intérprete de libras para interagir e os cegos acessaram o mar sempre com auxilio de monitor.

Ao longo do mês de dezembro, várias outras atividades estão programadas (ver abaixo) com o intuito de promover a inclusão social e cultural das pessoas com deficiência, informar sobre direitos e incentivar o diálogo sobre a questão. A Virada Inclusiva faz alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado em 3 de dezembro.

“Nosso objetivo é ter uma sociedade com pertencimento para todos e fazemos este evento para transformar conceitos de forma natural, sem sermos impositivos”, afirmou Cristiane Zamari Diogo, coordenadora de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Emoção
Morador de Mirassol, no interior de São Paulo, o garoto Breno Gabriel, de 12 anos, fez uma viagem de nove horas para conhecer a cidade de Santos. A paralisia cerebral que o acompanha reduziu sua capacidade motora, mas não o impediu de extrair o máximo de sensações ao entrar pela primeira vez no mar.

Sentado em uma cadeira anfíbia, esteve atento a tudo: ao barulho da rebentação das ondas, a temperatura da água, a areia que nela se mistura e até mesmo o seu gosto salgado. Torcedor fanático do Santos Futebol Clube, ele sentiu-se à vontade na cidade que estava visitando pela primeira vez.

“Foi muito bom, vou voltar mais vezes”, garantiu Breno, que estava acompanhado pelo pai, Valdinei Araújo Pinto. “Ele sempre teve esse sonho de conhecer o mar e sempre falou muito na cidade de Santos. Ele está feliz e eu mais ainda”.

Corrida
Stefan Klaus, fundador da Empresto Minhas Pernas, estava como participante de uma corrida em janeiro de 2013 quando foi solicitado que conduzisse os cadeirantes ao mesmo tempo que corria. Ao ver a felicidade dos conduzidos e a reação do público teve a ideia de lançar o projeto, que incialmente era voltado à corrida.

A iniciativa cresceu e atualmente está voltado para a convivência, lazer e esporte – e não apenas para deficientes. Por meio de triciclos, canoa, bicicleta petra, bike família, hand bike, prancha de surfe e instrumentos para stand up paddle, reúne pessoas de diferentes idades e condições, proporcionando bons momentos a elas.

“Ampliamos o projeto para outras cidades. Além de Santos, estamos em Jundiaí, Sorocaba, Niterói, São Paulo e vamos começar no fim do mês na Cidade do Porto (Portugal) e em janeiro, em Praia Grande”, afirmou Stefan.

Como participar
O Programa Praia Acessível está disponível a qualquer interessado aos finais de semana, das 9h às 15h, ao lado do canal 3. Já a equipe do Empresto minhas Pernas fica todos os sábados, das 9 às 12 horas, no Parque Roberto Mário Santini (Emissário Submarino). E aos domingos, a partir das 10 horas, em frente ao farol do canal 6.

Programação – Virada Inclusiva
Dia 3 (14h) - Vivência de esportes paralímpicos com alunos do Escola Total

Local:
Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, na Praça Eng. José Rebouças s/nº, Ponta da Praia.

Exibição do filme Cromossomo 21, em formato acessível (com Libras e audiodescrição) para todas as idades, recomendado para as comunidades e especialmente famílias e escolas nos seguintes dias, horários e locais:

Dia 4 (14h30) - Vila Criativa Vila Progresso - Rua Três s/nº.

Dia 5 (14h30) - Centro Cultural Zona Noroeste - Av. Afonso Schmidt s/nº, Areia Branca.

Dia 6 (14h30) - Vila Criativa Morro da Penha - Rua Brigadeiro Newton Braga, 2, Saboó.

Dia 9 (16h) – Miss/Teatro Municipal Braz Cubas - Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Dia 11 (19h) - Apresentação do Balé e Coral inclusivo da ONG TamTam

Local: Shopping Parque Balneário (piso intermediário) - Av. Ana Costa, 549, Gonzaga.

Do dia 5 a 19 (9h às 18h) - Exposição de Direitos Humanos do Memorial da Inclusão (Governo do Estado de São Paulo).

Local: segundo piso do Teatro Municipal Braz Cubas - Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

noticia20191215716226.jpg
Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos