Orquestra na Rua realiza concerto especial de final de ano em Santos


16 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 28/11/2019 às 23:33
Orquestra na Rua realiza concerto especial de final de ano em Santos Divulgação

MÚSICA - Composta por dezenas de músicos de formação clássica, a Orquestra na Rua retorna aos espaços públicos de Santos para mais uma linda apresentação. Mozart, Haendel e Chiquinha Gonzaga são alguns dos compositores lembrados por meio de suas canções neste espetáculo gratuito e possível de ser apreciado por qualquer pessoa. O evento, que acontece no próximo sábado (30), faz parte do 25° Festival Tocando Santos (realizado pelo Sesc) e comemora os sete anos da Orquestra.

Para os idealizadores do projeto, Caio Forster e Leonardo Mallet, o fato de a música erudita ser, historicamente, um estilo musical elitizado faz com que grande parte da população não conheça e, portanto, também não perceba seu valor. “Entre tudo que a gente pretende levando uma orquestra e seu repertório para as ruas está a democratização do acesso a música clássica. Queremos dar oportunidade deste contato não apenas para quem nos assiste mas também para aquele músico que gostaria de ter a experiência de tocar com uma orquestra”, afirmou Forster, que também é violista da Orquestra.

Já Mallet, que toca violino no projeto, diz que a ideia é utilizar espaços públicos para promover cultura e arte. “A gente precisa ser mais consciente sobre a importância da Arte de Rua também. Criar uma relação entre artista e espectador, e encurtar essa distância é extremamente necessário”.

A visão dos idealizadores do projeto sobre a maneira de difundir cultura é bastante popular. “As orquestras costumam se apresentar em teatros, com ingressos pagos. O público costuma ser mais privilegiado. Nossa ideia é acessibilizar essa cultura. Levar a orquestra para a rua, onde qualquer pessoa possa assistir, se envolver, se emocionar. De chinelos ou descalças. Como preferirem. E gratuitamente”, convidou Caio.

Desta vez o espetáculo conta ainda com a participação da artista urbana Fixxa, que estará registrando seu trabalho em telas durante o evento. A apresentação está marcada para as 17h. Mas quem estiver passando pelo local ao meio dia também poderá acompanhar o ensaio aberto. Os interessados em participar da apresentação podem se inscrever pelo site orquestranarua.wixsite.com/oficial onde também terão acesso as partituras.

Serviço:
Orquestra na Rua
Data: Sábado, 30 de novembro de 2019
Início ensaio: 12h
Início apresentação: 17h
Local: Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva (conhecida como Praça do Sesc)
Evento gratuito