IPT aponta risco de "colapso estrutural" na Ponte dos Barreiros


17 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 27/11/2019 às 20:34
IPT aponta risco de "colapso estrutural" na Ponte dos Barreiros Cesar Morgado/Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente

SÃO VCENTE - A nova vistoria realizada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontou que a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, corre risco de um colapso estrutural durante o teste de carga marcado para o próximo sábado, caso o peso sobre a estrutura seja excessivo.

A avaliação técnica foi feita em outubro e aponta que, em uma escala até cinco, a construção recebeu nota um, o que aponta o estado crítico da estrutura. No entendimento do IPT, uma intervenção imediata é necessária para a interdição parcial ou até total do tráfego de veículos.

Esse documento foi anexado ontem ao processo que avalia os problemas estruturais da ponte.

Apesar da análise do IPT, que reprova um novo teste de carga, a Prefeitura de São Vicente mantém a informação de que a Ponte dos Barreiros vai passar pela execução da Prova de Carga e Laudo Técnico no próximo sábado. Neste dia, a ponte será interditada das 7h às 16h, para que os técnicos da FSA Engenharia e Construções façam as análises necessárias. A previsão é de que o laudo fique pronto no dia 2 de dezembro.

Executada pela Prefeitura de São Vicente – que foi incumbida pela Justiça para efetuar o estudo até o final deste mês –, a avaliação será feita para analisar as deformações da estrutura, visando verificar se estão dentro dos parâmetros das normas. Isso será feito com cargas de 24 toneladas, por meio de cinco caminhões, em repouso e em movimento.

Preparação
Na última segunda-feira, técnicos da FSA iniciaram a demarcação do primitivo com topografia (estação total). Esta etapa teve prosseguimento ontem, sem a necessidade de interdição da Ponte dos Barreiros.

Paralelamente, inspeções com uso de barco começaram a ser efetuadas no dia 25. Este procedimento vai até amanhã. Além disso, de 25 a 30 será feito estudo fotográfico e entre os dias 26 e 30, os técnicos executarão ensaios tecnológicos.