Terminais e órgãos públicos participam de reunião preparatória do Hackathon do Porto


16 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 21/11/2019 às 17:16
Terminais e órgãos públicos participam de reunião preparatória do Hackathon do Porto Divulgação/Portal Governo Brasil

SANTOS - Profissionais representantes dos terminais e recintos alfandegados associados à ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) e das autoridades Portuária e Aduaneira, ANTAQ e Vigiagro/MAPA se reunirão no próximo 26 de novembro, às 14h, no auditório da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos, para acertar a programação do hackathon, marcado para o início de dezembro.

A pauta dessa reunião inclui o alinhamento dos desafios que serão apresentados aos competidores da maratona. Um desses desafios é melhorar a gestão dos planos de emergência existentes no Porto de Santos, o outro é otimizar a análise de documentos exigidos do setor a partir das várias normativas existentes. A programação do hackathon e os nomes dos mentores que darão suporte técnico às equipes e dos júris institucional e técnico da competição também serão discutidos na próxima terça-feira.

Porto Hack Santos
Marcada para os dias 6 a 8 de dezembro, no Comfort Hotel, em Santos, a maratona tecnológica promete apontar soluções tecnológicas que vão beneficiar toda a comunidade portuária e a população que vive no entorno do Porto de Santos. O projeto, organizado pela Zero Treze Innovation Space, integra as ações comemorativas dos 30 anos de atuação da ABTRA, cuja missão, além de representar os interesses dos associados, é fomentar a inovação tecnológica dos processos logísticos e portuários do comércio exterior brasileiro. A equipe vencedora será premiada com R$ 60 mil, o maior prêmio em dinheiro já oferecido em hackathons no Brasil; a vice-campeã receberá R$ 12 mil.

Dez Equipes
Entre os inscritos serão selecionados 10 times, com seis participantes cada. As equipes serão formadas por seis tipos de especialistas:  negócios (especialista do porto); marketing/vendas; product owner/service desing; desenvolvedor front end UX/UI; desenvolvedor backend e um especialista em blockchain, inteligência artificial ou IoT (internet das coisas).

A ABTRA
A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados está completando 30 anos de atuação como representante das 52 principais empresas administradoras de recintos alfandegados focados na movimentação e armazenagem de cargas, onde é realizada a anuência das mercadorias de importação e exportação. Defende os interesses comuns de seus associados, além de desenvolver soluções tecnológicas para agilizar o fluxo logístico portuário do comércio exterior brasileiro, em parceria com os órgãos públicos anuentes. 

Mais informações em: www.portohacksantos.com.br