Desfile da Independência reúne cerca de 10 mil pessoas na orla de Santos


13 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 07/09/2019 às 14:45
Desfile da Independência reúne cerca de 10 mil pessoas na orla de Santos Susan Hortas/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos

SANTOS - Cerca de 10 mil pessoas assistiram na manhã ensolarada de hoje ao desfile cívico-militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil, na orla da praia de Santos. Agitando bandeiras verde-amarelas de diversos tamanhos, moradores e turistas se posicionaram junto aos gradis de segurança para aplaudir e acenar para os cerca de três mil participantes do desfile. O evento foi realizado pela Prefeitura, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6.

Participaram estudantes, civis e militares, entre integrantes de 22 grupos escolares e de 19 comunitários. No desfile militar, representantes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil e Federal, Guarda Civil Municipal, Guarda Portuária e Forças Armadas. Ainda marcaram presença as bandas da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e Regimental de Música do Comando do Policiamento do Interior 6.

“Importante mantermos vivas as tradições de celebração e importante momento de valorizarmos os bons exemplos de homens e mulheres que ajudaram a construir o país que vivemos hoje”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, presente ao desfile.

De acordo com o general de brigada Alexandre de Almeida Porto, comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, esta é uma data importante para a conquista da soberania brasileira. “Há 197 anos o povo brasileiro passou a escolher suas decisões. Esta é uma data festiva, quando civis e militares se reúnem para celebrar sua própria soberania".

A atendente de mercado Damiana da Silva Santos, de 42 anos, estava acompanhada de sete familiares para ver o desfile da filha Adriana, 17 anos, estudante do Instituto Brasileiro de Preparação às Escolas Militares. "Hoje é um dia em que todos do País param tudo para demonstrar amor à Pátria e estimular o sentimento de patriotismo nos mais novos. É uma alegria estarmos aqui", afirmou.