Orla de Praia Grande recebe novo paisagismo


28 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 23/08/2019 às 16:55
Orla de Praia Grande recebe novo paisagismo Divulgação/Prefeitura Municipal de Praia Grande

PRAIA GRANDE - A orla de Praia Grande, entre os bairros Mirim e Solemar, está ganhando cara nova com as obras de revitalização urbanística em andamento no local.

Dentre as ações que estão sendo executadas, está um novo paisagismo, com o plantio de espécies ornamentais, de forração, arbustos, palmeiras e flores. Os trabalhos na primeira etapa da obra, entre os bairros Mirim e Maracanã, devem ser entregues ainda no terceiro trimestre do ano. Além de novo paisagismo, a orla está recebendo ainda melhoria na iluminação e calçadão, além da instalação de novas câmeras do sistema de videomonitoramento municipal.

Durante as obras, os jardins da orla estão sendo reformulados, recebendo espécies resistentes às condições climáticas da Cidade. O serviço está sendo projetado e executado pelo Departamento de Manutenção Ambiental da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

Dentre as árvores plantadas no trecho estão a Palmeira Triangular (Dypsis Decary), de Macarthur (Ptychosperma Macarthurii), Moinho de Vento Chinesa (Trachycarpus Fortunei), Bútia Capitata Maior (Butia Capitata), Carandá (Copernicia Alba) e Leque de Fiji (Pritchardia Pacifica), Livistona chinensis e Palmeira Majestosa (Ravenea rivularis).

As flores também são destaques no trabalho, com extensas áreas de jardins, cobertos com espécimes como Clusias (Clusiaceae) e Ixora (Ixoroideae). Além de Liriope (Liriope), com aspecto de grama e popularmente utilizada como forração.

As plantas ornamentais também têm destaque no local. A Sagu de Jardim (Cyca Revoluta), uma espécie da família Cycadaceae também está sendo instalada no trecho. Assim como também a Agave Americana (Agavaceae), que com suas folhas grandes e acinzentadas é muito utilizada em parques e jardins públicos em todo mundo.

O diretor do Departamento de Manutenção Ambiental, Marcelus Condé Machado, explicou que a transformação do ambiente urbano com maior impacto estético é a que envolve paisagismo e jardinagem. “Por isso, a Prefeitura tem que se atentar a esse detalhe, que não somente deixa o lugar mais bonito, mas também mais aconchegante e agradável”. A Administração cuidou da logística dos plantios. “Todos os trechos que receberam novas palmeiras foram antes analisados para que não afetassem nem a iluminação pública, nem as câmeras de monitoramento”.

Revitalização
No final de 2018 foram iniciados os trabalhos de revitalização do calçadão, entre os Bairros Mirim e Solemar. O investimento será de aproximadamente R$ 18,2 milhões, sendo R$ 7,8 milhões provenientes de

convênio com o Ministério do Turismo. O prazo contratual para execução é de 36 meses. Além do novo paisagismo, a calçadão está recebendo a substituição do piso de concreto estampado pela pedra Goiás, o recapeamento da ciclovia, além da instalação de novo mobiliário urbanístico, como bancos e lixeiras.