Cineclube Lanterna Mágica celebra 120 anos de Hitchcock e recomeça ciclo


30 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 21/08/2019 às 16:56
Cineclube Lanterna Mágica celebra 120 anos de Hitchcock e recomeça ciclo Reprodução

CINEMA - O Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), reinicia amanhã, às 19 horas, na Sala Maurice Legeard de Cinema, o Ciclo “Para Sempre Cinema”. Desta vez celebrando os 120 anos de nascimento de Alfred Hitchcock e seus 100 anos de início no mundo do cinema.

Considerado um dos mais influentes cineastas da história da sétima arte e conhecido como "Mestre do Suspense", faleceu aos 90 anos em 1980, após realizar mais de 50 filmes ao longo de sua carreira. Com entrada gratuita.

Haverá uma pré-sessão às 17 horas, com uma Live via facebook sobre “Cinema, Suspense e Afeto”, Logo após às 17h30 começará uma rodada do jogo de tabuleiro "Mysterium" (parecido com o famoso jogo Detetive, só que mais lúdico e imersivo). O Cineclube convida os participantes a virem caracterizados como personagens de filme Noir (filmes policiais hollywoodianos realizados nos anos 40).

Junto ao jogo será servido um café preparado com técnica específica para dialogar com o filme a ser exibido e servido com sabores do suspense. Após o termino do jogo às 19h será exibido o filme "Quando Fala o Coração", de Hitchcock (EUA, 1945). “A proposta é criar interações sensoriais do espectador com a linguagem e a estética do cinema, usando como base cafés especiais e jogos que dialogam com as obras exibidas”, explica Eduardo Ricci, cineasta e professor pesquisador responsável pelas ações do Cineclube e do LabCine - Unisanta.

O espectador poderá imergir no filme antes de assisti-lo pela primeira vez ou revê-lo de uma forma mais expandida. Esta é uma atividade realizada a partir de estudos sobre narrativas imersivas e o afeto no cinema, desenvolvidos por professores e alunos integrantes do LabCine – Unisanta. Com apoio da Vídeo Paradiso e co-realização da Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema. Mais informações nas redes sociais do Cineclube, e-mail cinelanternamagica@gmail.com ou telefone (13) 32027100 / ramal: 257.

Sinopse do filme
A Dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do Dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo Dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o Dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é e nem o que aconteceu com o verdadeiro Dr. Edwards.

Programação

Sessões harmonizadas com cafés especiais e sabores co-criativos, sempre às das 17h às 21h30:


17h00: Live Café Lanterna temática "Cinema, Suspense e Afeto"

17h30: Jogo imersivo “Mysterium”

19h00: Exibição do filme “Quando Fala o Coração”


Filmes:

22/08 – “Quando Fala o Coração”, de Alfred Hitchcock

>> Especial 120 Anos de Hitchcock

05/09 – “Roma”, de Alfonso Cuarón

19/09 – Sessão Café Soul Blues

03/10 - Meia Noite Em Paris, de Woody allen

17/10 - Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Michel Gondry

31/10 - Deixa a Luz do Sol Entrar, de Claire Denis

07/11 – Dor e Glória, Pedro Almodóvar