Parque Tecnológico de Santos assina parceria com a Amazon Web Services


29 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 20/08/2019 às 19:59
Parque Tecnológico de Santos assina parceria com a Amazon Web Services Carlos Lopez/Santa Cecília TV

SANTOS - A tecnologia está em alta na cidade. Na tarde de hoje, a Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) e a Amazon Web Services, Inc. (AWS) assinaram memorando de entendimento visando à cooperação para o uso da tecnologia de computação de nuvem desenvolvida pela empresa norte-americana, líder mundial nesse segmento, que será disponibilizada como ferramenta de ensino a alunos, professores e pesquisadores de instituições conveniadas ao Parque Tecnológico.

Com a cooperação, a multinacional passa a desenvolver na cidade programas educacionais como o AWS Educate (que disponibiliza a alunos e professores os recursos para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem), AWS Academy (capacita instituições de ensino a fornecer currículo e experiências de aprendizado práticas para preparar os alunos para trabalhar em funções da nuvem) e AWS EdStart (programa acelerador de startups de tecnologia educacional).

O acordo também engloba os programas AWS Activate, que oferece a startups os recursos para começar a usar a tecnologia de nuvem, incluindo créditos, treinamento e suporte, e o AWS Cloud Credits for Research, que apóia pesquisadores que buscam construir aplicativos, software ou ferramentas de ciência hospedados em nuvem.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que participou da assinatura do documento, destaca os benefícios. “Esta é uma parceria que vai permitir desenvolver e estimular o uso de tecnologia de ponta a partir da nossa Cidade. Pelo Parque Tecnológico, vamos oferecer a qualificação para que os jovens e empreendedores possam fomentar novos mercados e criar soluções inovadoras, dentro de um ambiente virtual que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia. A tecnologia em nuvem não é para o futuro, ela é uma realidade”.

Jeffrey Kratz, diretor da AWS para Public Sector na América Latina, Canadá e Caribe, também destacou a importância do convênio. “A AWS investe e acredita na natureza inovadora do Brasil. Juntos, Santos e AWS têm um papel importante na capacitação de profissionais brasileiros de computação em nuvem e para atender à demanda constante do mercado por mão de obra qualificada em áreas da tecnologia como Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas”,

O memorando de entendimento, com formulação do plano trabalho iniciada em dez dias, também prevê intercâmbio com a empresa norte-americana com reuniões mensais para promover novas atividades relacionadas à tecnologia na cidade. Inclui, ainda, uma programação anual de atividades, abrangendo eventos que promovam, direta ou indiretamente, a divulgação, qualificação e o fomento da nuvem. O convênio inicial tem validade de um ano.

Mais ações
Como parte do trabalho em conjunto com a FPTS, a AWS colabora com um hackathon e atividade relacionada à tecnologia de nuvem realizadas durante A Semana Municipal de Tecnologia, que ocorre em outubro.

Também marca presença em programações do Festival Geek, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e realizado de 14 a 17 de novembro. Trata-se de evento de cultura pop, no Centro Histórico, com conteúdo sobre o universo dos jogos, animes, sitcom, livros, mídias sociais e quadrinhos.

Sobre o Parque Tecnológico
Parques Tecnológicos são áreas especialmente delimitadas com o objetivo de promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, dando suporte ao desenvolvimento de atividades intensivas em conhecimento. Oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produtos.

Com área de abrangência que inclui os bairros do Valongo à Vila Mathias, compreendendo toda a região central e parte da Zona Intermediária, o parque santista terá como sede um moderno edifício, em construção na Vila Nova, na esquina das ruas Henrique Porchat e Constituição, oferecendo benefícios fiscais às empresas instaladas no local.

Trata-se da principal iniciativa do município para fomentar negócios e pesquisas de ciência e tecnologia. A FPTS tem convênios com CET Santos, Universidade São Judas Tadeu – Campus Unimonte, Escola Superior de Administração e Gestão Strong (Esags), Fatec/Santos, Universidade Santa Cecília (Unisanta), Prodesan, Universidade Católica de Santos (Unisantos), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade de São Paulo (Usp), Universidade Paulista (Unip), Centro Universitário Lusíada (Unilus), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc) e Fatec/Praia Grande.

Tecnologia de nuvem
Resumidamente, segundo definição da Amazon, a computação em nuvem oferece uma forma de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos via Internet. Um provedor de serviços em nuvem é proprietário e faz a manutenção do hardware (equipamento físico) conectado à rede, necessário para esses serviços de aplicativos, enquanto o usuário provisiona e utiliza o que precisa por meio de um aplicativo web. Ou seja, com a computação em nuvem não é preciso realizar grandes investimentos em maquinário e em sua respectiva manutenção.