Ação ambiental recolhe 105kg de lixo das praias de Santos


58 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 20/07/2019 às 14:36
Ação ambiental recolhe 105kg de lixo das praias de Santos Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

NATUREZA - Iniciativa inédita na Cidade recolheu 105 kg de lixo da areia das praias do José Menino e Gonzaga, na manhã deste sábado. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a ONG Ecomov e Academia InCorpore, a ação Plogging, que mistura atividades físicas e coleta de lixo, reuniu cerca de 90 pessoas. Todo o lixo recolhido será corretamente destinado.

De acordo com o presidente da ONG Ecomov, Rodrigo Azambuja, além de limpar o meio ambiente, a ação permite traçar campanhas de preservação ambiental. “Observando o que foi retirado da praia, podemos identificar a origem dos resíduos e planejar como impedir que isso volte a acontecer”.

O professor de Educação Física Marcelo Capelazo ressalta que é importante unir atividade física com a conscientização ambiental. “Assim ajudamos o nosso corpo e o meio ambiente ao mesmo tempo”.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, destacou que a iniciativa favorece o engajamento de todas as pessoas na preservação das praias. “Você não precisa ser um ambientalista de carteirinha para cuidar do meio ambiente, assim como não é necessário ser um atleta profissional para fazer atividades físicas”.

Libório também explicou que a dinâmica serviu de preparação para outro movimento semelhante, o Clean Up Day, comemorado no dia 15 de setembro. “Estamos fazendo um evento teste e já podemos ver que o público está engajado. Esperamos muito mais participantes em setembro”.

O termo plogging é uma combinação das palavras em inglês jogging (correr) e picking up litter (recolher lixo). O movimento nasceu na Suécia e vem ganhando público em vários países.