Presidente do Sindamar considera oportuna realização do 1º Fórum Porto & Negócios


32 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 18/07/2019 às 11:37
Presidente do Sindamar considera oportuna realização do 1º Fórum Porto & Negócios Divulgação

FÓRUM - O presidente do Sindamar (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo), Jorge Mariano, considera muito oportuna a iniciativa do Sistema Santa Cecília de Comunicação de promover o 1º Fórum de Debates Porto & Negócios - "O Porto e a Ligação Seca entre Santos e Guarujá". O evento será em 12 de agosto, a partir das 19h30, no Teatro Coliseu, em Santos. Interessados em participar podem fazer sua inscrição clicando aqui .

Mariano julga que o tema mereça muitas discussões antes de qualquer aprovação. "É um projeto que vem sendo falado há 90 anos. Nada pode ser feito de afogadilho. E não haveria problema de esperar mais dois, três ou quatro anos para escolher a melhor solução", afirmou.

O presidente do Sindamar é favorável ao túnel em vez da ponte por uma razão muito simples. "Não sabemos como será a evolução da navegação daqui a alguns anos. Por isso, não adianta nada construir uma ponte com 80 metros de altura e não atender às necessidades no futuro", explicou.

O Fórum
O evento vai contar com a mediação de Maxwell Rodrigues, apresentador do programa Porto & Negócios, da Santa Cecília TV, e vai debater os projetos para a construção de uma ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá, uma das maiores reivindicações do setor portuário e da população da Baixada Santista.

A proposta de acesso entre as margens direita e esquerda do Porto de Santos por meio de uma ponte é considerada, atualmente, a principal alternativa para permitir a expansão do cais santista. Caso aprovada, ela será construída pela Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), ao custo de R$ 2,9 bilhões, em troca de um maior prazo de concessão das estradas.

O estudo prevê 7,5 km de extensão, ligando a Via Anchieta à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, para facilitar a integração entre Santos insular e continental, também favorecendo, Guarujá, e agilizar a movimentação logística do porto. Porém, há questionamentos sobre seu vão e altura, além de demandar processo de licenciamento ambiental.

Durante o fórum serão discutidas as vantagens e desvantagens logísticas, além do debate sobre qual é a melhor opção para uma ligação entre as cidades: a construção de uma ponte ou de um túnel.

A outra alternativa existente para a ligação seca entre as margens do Canal do Estuário, desta vez entre Santos e Guarujá, é a construção de um túnel, que já tem projeto executivo licenciado ambientalmente. A proposta de uma tecnologia inédita no país permitiria a ligação entre os municípios, inclusive com a remoção da barreira aérea representada pela linha de transmissão de energia da Usina de Itatinga com extensão do trajeto em 1,2 km, ainda contempla VLT, ciclovias e passagem para pedestres.

Além do mediador, representantes do governo federal, estadual, das prefeituras de Santos e Guarujá e do Porto vão participar do encontro. O debate também será aberto a perguntas do público presente ao fórum.

O Teatro Coliseu fica na Rua Amador Bueno, nº 237, no Centro de Santos.