FHC diz ser contra expulsão de Aécio do PSDB: "Oportunismo sem grandeza"


94 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 11/07/2019 às 17:55
FHC diz ser contra expulsão de Aécio do PSDB: "Oportunismo sem grandeza" Renato Araújo/Arquivo Agência Brasil

POLÍTICA - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se manifestou contrário à expulsão do deputado federal Aécio Neves do PSDB. Para FHC, não se deve expulsar um filiado ao partido sem que antes haja uma decisão da Justiça que o condene.

“O PSDB tem um estatuto e uma comissão de ética. Há que respeitá-los. Jogar filiados às feras, principalmente quem dele foi presidente, sem esperar decisão da Justiça, é oportunismo sem grandeza. Não redime erros cometidos nem devolve confiança”, disse Fernando Henrique em sua conta pessoal no Twitter.

O pedido de expulsão de Aécio foi uma iniciativa do diretório tucano na capital paulista. Por unanimidade, eles apresentaram a representação na última quinta-feira (4). No entanto, a solicitação terá que aguardar a instalação do Conselho de Ética do PSDB para ser analisado. Não há uma previsão para que o colegiado da sigla entre em funcionamento.

Aécio Neves já foi alvo de nove inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), entre 2016 e 2917, após delações feitas pelas empresas Odebrecht e JBS. Quatro desses casos foram redistribuídos para outras instâncias e, em um deles, o deputado virou réu. Além disso, dois processos foram arquivados e outros seis ainda estão em fase inicial.