Waldemar Lopes lança livro sobre cinema brasileiro nesta segunda no 4º Santos Film Fest


55 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 01/07/2019 às 10:14
Waldemar Lopes lança livro sobre cinema brasileiro nesta segunda no 4º Santos Film Fest Divulgação

CINEMA - Com o objetivo de manter viva a memória do cinema nacional, em sua quarta edição o Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos apresenta uma compilação de textos do crítico de cinema e artista plástico Waldemar Lopes: o livro “Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro”, com tiragem limitada.

O evento acontece nesta segunda-feira (1), a partir das 19 horas, no Bolshoi Gastronomia do Shopping Pátio Iporanga (Avenida Ana Costa, 465, Gonzaga, primeiro piso). A distribuição é gratuita.

Na terceira edição do evento, levou às pessoas um livreto biográfico do eterno crítico Rubens Ewald Filho, falecido recentemente. Um livro escrito em primeira pessoa, inspirado nos moldes da Coleção Aplauso à qual ele foi editor e realizou, como ninguém, um vasto e essencial trabalho ao publicar biografias dos maiores artistas do cinema, da televisão e do teatro no Brasil.

Agora chega a vez de apresentar a compilação de textos do crítico de cinema, artista plástico e professor Waldemar Lopes. Profundo conhecedor do cinema brasileiro, com destaque para a estrela Sonia Braga, o autor envolve o leitor em 150 páginas de textos ao mesmo tempo gostosos de ler, informativos e profundos, traçando importante panorama de atuações épicas da própria Sonia, Darlene Glória, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Sérgio Mamberti, Bete Mendes, Oscar Magrini, Nuno Leal Maia, entre outros.

Waldemar já participou do festival com exposições – que reuniram filmes, fotos, revistas, jornais, itens colecionáveis e raros de suas duas maiores musas, Julie Andrews e, claro, Sonia Braga (ele foi consultor do Festival de Gramado em 2016, quando o evento homenageou a atriz) -, palestrando sobre musicais no cinema, e em debates.

Esses artigos, publicados em veículos variados, como o site CineZen Cultural, surgem basicamente como foram publicados à época.