Dia de Portugal chega a 10ª edição, que será realizada neste domingo


73 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 11/06/2019 às 10:50
Dia de Portugal chega a 10ª edição, que será realizada neste domingo Divulgação

SANTOS - Maior festa da comunidade portuguesa na Baixada Santista, o Dia de Portugal chega a sua 10ª edição repleta de sons, cheiros, cores e tradições lusitanas. O evento, que costuma atrair mais de cinco mil pessoas a cada edição, será realizado neste domingo (16), das 9h30 às 18 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé. A entrada é franca.

Mais do que uma ótima opção de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos, o Dia de Portugal visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Famílias inteiras tingem de verde e vermelho o Centro Histórico da Cidade.

Atualmente existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou com dupla nacionalidade espalhados por toda Baixada Santista e Vale do Ribeira, área de jurisdição do Escritório Consular de Portugal em Santos.

“Nossa comunidade é enorme e gosta de manter as tradições. Esta festa foi desenvolvida no intuito de proporcionar um ambiente bem português para que os que já conhecem matem saudades e os que não, tenham um contato com essa cultura que é muito rica”, explica o presidente da Escola Portuguesa, José Augusto do Rosário, organizador do Dia de Portugal.

A festa terá início às 9h30, com missa campal no palco montado frente Santuário Santo Antônio do Valongo, seguida pela solenidade de abertura, às 10h30. A programação cultural, com início às 11 horas, terá 13 apresentações. Fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos ligados à Portugal levarão ao palco modas cantadas e bailadas de diversas regiões de Portugal, com trajes genuínos e utensílios típicos.

Artesanato e comida típica
Durante todo o dia, quem quiser conhecer um pouco mais da cultura lusitana poderá visitar as tendas com artesanatos montadas pelas entidades e grupos da comunidade. Como nas edições anteriores, também estarão lá os famosos trabalhos manuais das Bordadeiras do Morro São Bento, que perpetuam em Santos a arte secular da Ilha da Madeira.

Sucesso de crítica e público, os tradicionais pratos típicos da culinária portuguesa também serão servidos nas barraquinhas. Os tradicionais doces conventuais também estarão à venda, com renda revertida à Escola Portuguesa, que atende crianças carentes da cidade.

A fim de movimentar ainda mais o Centro Histórico e contribuir com a festa, restaurantes do entorno estarão abertos, servindo pratos típicos da culinária portuguesa.

E, como sempre, para que todos entrem no clima da festa e a colaborem para a deixar ainda mais bonita, os organizadores sugerem ao público que vá vestido com adereços ou roupas que lembrem as cores de Portugal.

A 10ª Edição do Dia de Portugal é uma realização da Escola Portuguesa e tem o apoio do Consulado Geral de Portugal, do Conselho das Comunidades Portuguesas e da Prefeitura de Santos, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo.

O evento tem o patrocínio de Agência de Turismo Vasco da Gama, Anamar Empreendimentos Imobiliários, Âncora Construtora, Armando Viagens e Turismo, Auto Posto Leão Vip, Bela Locações de Bens, Clileal, Panificadora Roxy, Colégio Lamec, Elo Assessoria de Comunicação, Estrutura Construtora e Incorporadora, Gomes & Ferreira Construções, Grupo Macuco, Grupo Mendes, Joduarte, Luxmar Imóveis, Mabelu Administradora e Locação de Imóveis, Marfinite, Mauá Construtora, Monumento Shopping Car & Motos, Mundo Lusíada, Predimar, Restaurante Tasca do Porto, Supermercado Varandas, Tâmega Turismo e Seguros, Restaurante Almeida, Laticínios Marcelo, Sicred e Unimed Santos.

Confiram a programação:


09:30 MISSA
10:30 SOLENIDADE DE ABERTURA
11:00 ORFEÃO DO CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS
11:30 RANCHO FOLCLÓRICO INFANTIL DA ESCOLA PORTUGUESA
12:00 BANDA FILHOS DA TRADIÇÃO
12:30 GRUPO FOLCLÓRICO CRUZ DE MALTA
13:00 GRUPO FADO POR ACASO
13:30 RANCHO FOLCLÓRICO VERDE GAIO
14:00 ANDREZA MARIANO E BANDA
14:30 RANCHO FOLCLÓRICO TRICANAS DE COIMBRA
15:00 RANCHO VETERANOS APAIXONADOS PELO FOLCLORE
15:30 ANA CARLA LEMOS - (FADO)
16:00 RANCHO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA
16:30 RANCHO FOLCLÓRICO TÍPICO MADEIRENSE
17:00 VIRA LIVRE - MÚSICAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS PARA DANÇAR
17:30 RANCHO FOLCLÓRICO DA CASA DE PORTUGAL DE PRAIA GRAND
18:00 FESTA DE ENCERRAMENTO