Chuvas fazem Peruíbe decretar estado de emergência; mais de 400 desabrigados


123 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 20/05/2019 às 08:51
Chuvas fazem Peruíbe decretar estado de emergência; mais de 400 desabrigados Divulgação/Corpo de Bombeiros

PERUÍBE - Mais de 400 pessoas de cinco bairros de Peruíbe estão desabrigadas. As fortes chuvas são as responsáveis por isso, obrigando o município a decretar estado de emergência. O bairro mais atingido foi o Guaraú, em razão de três grandes pedras terem se desprendido de um morro. Ninguém se feriu.

Entre as 7 horas de sábado (18) e às 7 horas de domingo (19), Peruíbe teve um volume de chuva nunca antes registrado em igual período. O índice médio foi superior a 180 milímetros.

A média histórica de Peruíbe, para os 31 dias de maio, é de 126 milímetros de chuva, segundo dados do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, que tem medições desde 1963.

Segundo os últimos levantamentos, somando as estações pluviométricas da cidade, choveu em três dias mais de mil milímetros pelos bairros da cidade. É possível afirmar que historicamente jamais o município recebeu um volume de chuva tão expressivo em tão pouco tempo.

Duas escolas municipais funcionam como abrigo dos desalojados e estão recebendo doações de alimentos, cobertores e colchões. Álvaro Pereira Gaspar Filho (Rua Roberto Longui, nº 135, Caraguava), e Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra (Rua Drummond de Andrade, nº 372, Vila Romar). As doações também podem ser feitas na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Avenida São João, 664, no Centro.

Rachadura na estrada
Na altura do km 361 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Itariri (sentido Pedro de Toledo, apareceu uma grande rachadura no asfalto, o que obrigou a interdição da faixa. O problema foi causado por deslizamentos de terra.