Cortes do Governo na educação causam protestos em praticamente todo o País


96 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 15/05/2019 às 10:58
Cortes do Governo na educação causam protestos em praticamente todo o País Reprodução TV Globo

EDUCAÇÃO - O bloqueio de recursos destinado à educação anunciado pelo Ministério da Educação registraram, até o momento, manifestações pacíficas na maioria dos estados e o Distrito Federal, todas pacíficas, além de universidades e escolas que tiveram atividades paralisadas. O Governo alegou que a contenção se deve à queda de arrecadação e pode ser reavaliada caso volte a se elevar.

Os estados que registraram protestos foram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Sergipe, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Amazonas e Acre.

O bloqueio é de 24,84% das despesas discricionárias, as não obrigatórias, que incluem gastos com contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizadas e realização de pesquisas.

A pasta anunciou em abril que todas as universidades e institutos federais teriam bloqueio de dinheiro, enquanto neste mês a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.