Morre o ex-goleiro Gordon Banks, autor da maior defesa de todos os tempos


67 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 12/02/2019 às 08:47
Morre o ex-goleiro Gordon Banks, autor da maior defesa de todos os tempos Reprodução

LUTO - Pela direita, Carlos Alberto Torres lança Jairzinho, que avança e cruza. Pelé sobe muito mais do que o zagueiro e cabeceia para o chão, como manda o figurino. O goleiro voa para esplamar e faz a maior defesa da história do futebol no Estádio Jalisco, em Guadalajara, no México.

Este lance aconteceu no primeiro tempo da partida Brasil 1 x 0 Inglaterra, segundo da vitoriosa campanha da Seleção na Copa de 1970, com o tricampeonato mundial - o gol foi de Jairzinho.  O camisa 1 em questão era Gordon Banks. Ele morreu nesta terça-feira (12), aos 81 anos, e carregou por toda sua carreira esta incrível jogada.

Vale recordar que a Inglaterra era a então campeã do mundo, com o título conquistado em casa, diante da Alemanha, no Estádio de Wembley, em Londres, quatro anos antes, e também com Banks na meta.

A causa da morte do ex-goleiro não foi divulgada. Desde dezembro de 2015, Gordon Banks lutava contra um câncer renal. O Stoke City, time que o goleiro defendeu entre 1967 e 1972, divulgou uma nota oficial, assinada pela família.

"É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu pacificamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos tantas memórias felizes e não podíamos ser mais orgulhosos por ele. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada".