Mongaguá vai pedir doação da área da linha férrea à União

Por Santa Portal em 13/10/2025 às 11:00

Divulgação/Prefeitura de Mongaguá
Divulgação/Prefeitura de Mongaguá

A área pública de 13km que recebe a linha férrea no trecho inoperante do ramal Santos-Cajati e que percorre todo o município de Mongaguá, hoje pertencente ao Governo Federal e concedido à empresa Rumo Logística, pode ser transferida à Prefeitura.

O pedido foi levada pela prefeita, Cristina Wiazowski (PP), à reunião entre chefes do Executivo de cidades do Litoral Sul e o superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em São Paulo, Miguel Calderano Giacomini, na última quinta-feira (9).

“Mesmo notificada, há anos a empresa não realiza serviços de zeladoria, deixando mato alto, sujeira, buracos no solo e a ponte sobre o Rio Mongaguá abandonada, depreciando os ambientes e gerando insegurança. Nítida mostra de que não há intenção de se utilizar do trecho. As intervenções acabam na agenda de trabalho das equipes da Prefeitura. Sendo assim, nada mais justo do que tomarmos conta da área definitivamente, o que nos possibilita, além de cuidar, planejar uma vida útil para essas áreas com projetos de infraestrutura, segurança, recreação e outros, pois são 13km”, ressaltou Cristina.

A comitiva da prefeitura apresentou parte do mapa atual da linha férrea, que recorta a região central, abrangendo 4km e mostrou trechos ocupados por moradias e comércios de forma desordenada, além de apresentar pontos com vegetação, muros e córregos sem atenção.

O trecho da ferrovia, mesmo considerado “ramal antieconômico”, tem sua concessão à Rumo Logística prevista até 2028. Segundo a Prefeitura, se não há interesse de renovação, as áreas retornam ao patrimônio da União, a cargo do DNIT, que, por sua vez, decide sobre o que fazer.

Os gestores e técnicos da Prefeitura de Mongaguá se reuniram para viabilizarem os documentos formalizando o acionamento dos entes governamentais e agilizar os próximos passos para concretizar o pedido.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.