Mongaguá reajusta valor do pró-labore da Polícia Militar
Por Santa Portal em 09/12/2025 às 11:00
A Prefeitura de Mongaguá, no litoral de São Paulo, publicou na última sexta-feira (5) decreto da prefeita Cristina Wiazowski que reajusta o pró-labore da Polícia Militar (PM) de R$ 120,00 para R$ 297,18. O valor já está em vigor e será pago aos profissionais da 1ª Cia da PM como incentivo pela atuação em favor da segurança e do trânsito da cidade.
De acordo com a Administração Municipal, o realinhamento da quantia considerou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período compreendido entre agosto de 2009 – ano de promulgação da lei que estabeleceu o convênio com o Governo do Estado de São Paulo – e dezembro de 2025. O valor da gratificação independe da graduação ou patente do beneficiado.
O pró-labore busca valorizar o serviço operacional, principalmente em razão desta época do ano, em que Mongaguá terá multiplicados os números de habitantes e de visitantes, e consequentemente da produtividade dos serviços de segurança.
Para ter direito à gratificação, o policial não pode estar afastado em razão de licença, atestado ou férias; faltar de forma injustificada; responder a procedimento administrativo que lhe impeça de exercer as atividades; participar de curso por mais de 30 dias; ou estar cedido a outra organização policial militar fora de Mongaguá.
“Sem dúvida é uma motivação para que os policiais somem esforços às nossas abordagens táticas e auxiliem para tornarmos as nossas ações ainda mais efetivas”, comentou o secretário municipal de Segurança, Argeo Arias.
Segundo ele, Mongaguá verá a maior Operação Verão de todos os tempos, com mais de 200 policiais somados ao efetivo atual da 1ª Cia da PM, da GCM (Guarda Civil Municipal) e Corpo de Bombeiros. Serão quase 70 dias de mobilização e o objetivo principal é garantir a ordem, o bem-estar e o conforto de todas as famílias.