Mongaguá inicia programa de castração gratuita de cães e gatos
Por Santa Portal em 19/10/2025 às 07:00
Mongaguá iniciou na sexta-feira (17) o Programa Municipal de Castração Animal, voltado a tutores de cães e gatos residentes na cidade. A iniciativa tem como objetivo o controle populacional de cães e gatos, além da promoção da guarda responsável e do bem-estar animal.
As cirurgias serão realizadas todas as sextas-feiras, no período da manhã, na sede da UVZ de Mongaguá, localizada na Av. São Paulo, 3.458 – Vera Cruz, com previsão de cerca de 10 castrações por dia. A pretensão é que o programa ocorra de forma contínua, com possibilidade de ampliação futura, atendendo um número maior de animais da cidade.
Quem pode participar?
O programa é destinado a cães e gatos de tutores que residem em Mongaguá. Para serem castrados, os animais devem estar saudáveis e ter idade entre 5 meses e 7 anos.
O foco inicial é o atendimento de animais de tutores que já estavam em lista de espera. No entanto, o programa priorizará especialmente os tutores de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Não há limite de animais por tutor, permitindo que famílias com múltiplos pets possam castrar todos os seus bichinhos.
Inscrições e documentos necessários
As inscrições para o programa de castração ocorrerão de forma contínua, e os tutores serão chamados conforme a abertura de vagas.
Para se inscrever os interessados devem comparecer presencialmente na UVZ, no período da tarde, ou online, por meio do formulário disponível aqui.
Documentação obrigatória para a inscrição:
- RG e CPF do tutor.
- Comprovante de Residência em Mongaguá.