Jovem de 16 anos é internada em estado grave em Itanhaém por suspeita de intoxicação por metanol
Por Santa Portal em 07/10/2025 às 10:56
Uma adolescente de 16 anos, moradora de Mongaguá, está internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Itanhaém com suspeita de intoxicação por metanol. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (7).
De acordo com a pasta, a jovem deu entrada inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mongaguá, mas devido à gravidade do quadro clínico, foi transferida para o hospital regional.
Embora um exame inicial tenha descartado a suspeita de intoxicação, a piora no estado de saúde da paciente levou à reabertura da investigação. Um novo exame foi solicitado e segue em análise. A Secretaria também informou que o antídoto específico para o caso já foi requisitado à unidade de referência.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre a substância que causou a possível intoxicação, nem informações sobre como ou onde teria ocorrido a exposição ao agente tóxico.
A Prefeitura informou que segue acompanhando o caso de perto e que novas atualizações serão divulgadas assim que houver resultados conclusivos dos exames.
Casos em investigação na região
Uma mulher de 36 anos, que estava internada no Hospital de Cubatão na última semana por suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcóolica, recebeu alta a pedido no último sábado (4).
Na semana passada, a mulher deu entrada no Pronto-Socorro Central de Cubatão convulsionando e em estado de coma alcoólico. Ela foi transferida pra o Hospital Municipal, onde permaneceu internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e, posteriormente, foi transferida para a enfermaria.
Segundo a Prefeitura, a paciente passou por coleta de urina e o resultado que deve descartar ou confirmar a contaminação por metanol está previsto para o próximo dia 9 (quinta-feira).
Em São Vicente, uma paciente de 31 anos deu entrada no Pronto-Socorro (PS) Central da cidade na semana passada e, posteriormente foi encaminhada ao Hospital do Vicentino, onde passou por exames.
Segundo a Prefeitura, a mulher recebeu alta neste sábado (4), após apresentar melhora clínica em relação ao quadro. Os exames laboratoriais foram enviados à Instituição Adolf Lutz e ainda estão em processo de análise.