Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Cristina Wiazowski e Rodrigo Casa Branca disputam prefeitura de Mongaguá; saiba tudo sobre a eleição

Por Santa Portal em 08/06/2025 às 06:00

Divulgação
Divulgação

Os eleitores de Mongaguá voltam às urnas neste domingo (8), das 8h às 17h, para escolher prefeito e vice-prefeito em uma eleição suplementar convocada após o indeferimento do registro do então eleito em 2024, Paulo Wiazowski Filho (PP). A disputa é entre Cristina Wiazowski (PP), empresária e esposa do ex-prefeito Paulinho, e Rodrigo Casa Branca (União Brasil), empresário que já ocupou a chefia do Executivo de forma interina em 2018. O Sistema Santa Cecília de Comunicação realiza a cobertura em tempo real nas redes sociais, portal e com flashes ao vivo na programação da Santa Cecília TV.

Aproximadamente 50 mil pessoas estão aptas a votar, em 17 locais de votação e 146 seções eleitorais, segundo a Justiça Eleitoral. A nova votação será organizada pela 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém, que responde pelo município. A eleição foi convocada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois que Paulo Wiazowski, eleito em outubro passado, teve sua candidatura barrada pela Justiça com base na rejeição de suas contas públicas enquanto prefeito em 2012.

Os candidatos

Cristina Wiazowski, de 57 anos, disputa o pleito ao lado de Julio Cezar de Carvalho Santos (PDT), o Julio da Imobiliária, candidato a vice. Segundo ela, a candidatura nasceu do desejo de “reparar uma injustiça” sofrida por seu marido e garantir continuidade a um projeto político que, segundo afirma, foi interrompido por decisão judicial. Cristina propõe como prioridades a ampliação da atenção básica em saúde, a criação de um Centro de Referência ao Autista, atendimento especializado à mulher e à criança, além de reforços em segurança e educação.

Na área da saúde, ela promete investimentos em exames diagnósticos, implantação de unidades com foco no atendimento feminino e criação de políticas de apoio às mães de crianças com autismo. Em segurança pública, defende a instalação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública em um ponto estratégico o monitoramento da cidade com câmeras de vigilância. Também propõe escolas de período integral, capacitação de professores e melhoria da merenda escolar.

Cristina vota às 11h na Escola Estadual Prof. Aracy da Silva Freitas, no centro de Mongaguá. A comemoração de sua candidatura, em caso de vitória, está prevista para o comitê central na Avenida São Paulo, 2836.

Do outro lado, Rodrigo Cardoso Biagioni, conhecido como Rodrigo Casa Branca, de 44 anos, volta a disputar o cargo de prefeito após ter ficado em segundo lugar na eleição passada, com cerca de 28% dos votos válidos. Ele tem como vice o advogado e ex-vereador Renato Carvalho Donato (PSB). Casa Branca e Donato e também lançaram candidatura em 2020, em chapas distintas.

Ex-vereador e ex-prefeito interino por seis meses em 2018, Casa Branca propõe um plano centrado em geração de empregos, melhorias na saúde e ações de zeladoria urbana – que ele aponta como o maior problema atual da cidade.

Entre as medidas anunciadas, estão a isenção de impostos municipais para empresas que contratarem mão de obra local, reforma da UPA de Agenor de Campos, reabertura da maternidade e reestruturação da Guarda Civil Municipal, que hoje conta com apenas um carro operacional. O candidato também destacou a necessidade de reforçar o combate à dengue, melhorar o saneamento básico e ampliar a distribuição domiciliar de medicamentos.

Casa Branca vota às 10h na EMEF Sirana Koukdjian, no Jardim Marina, e a concentração de apoiadores ocorrerá em seu comitê na Avenida Getúlio Vargas, 262.

A eleição suplementar ocorre em um cenário de instabilidade política que já provocou duas votações extraordinárias em dez anos. Desde a decisão do TSE que impediu a posse de Paulo Wiazowski, o município é comandado pelo presidente da Câmara, Luiz Berbiz de Oliveira (União Brasil). Ele assumiu o Executivo de forma interina até que um novo prefeito seja eleito e empossado.

Como votar?

Para votar neste domingo, o eleitor precisa estar com o título regularizado e apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, etc.) ou o aplicativo e-Título, desde que contenha a foto do eleitor (caso tenha realizado o cadastramento biométrico). O uso de celulares e aparelhos eletrônicos é proibido na cabine de votação. O eleitor deve deixar o aparelho com o mesário antes de entrar para votar.

O voto é obrigatório para maiores de 18 e menores de 70 anos, e facultativo para analfabetos, eleitores com mais de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Pessoas fora do domicílio eleitoral poderão justificar a ausência no dia do pleito pelo aplicativo e-Título, ou até 7 de agosto via o site do TSE, no sistema Justifica. Não haverá mesas físicas de justificativa nos locais de votação.

Cidadãos com 80 anos ou mais têm prioridade absoluta na fila. Também têm preferência pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, gestantes e lactantes. Manifestações políticas silenciosas são permitidas – como uso de camisetas, broches e adesivos – mas boca de urna, comícios, distribuição de brindes, propaganda de última hora e aglomerações com roupas padronizadas estão proibidos.

A eleição ocorre também em outras duas cidades paulistas: Panorama e Bocaina, que enfrentaram situações similares com candidatos eleitos impedidos de assumir por decisões judiciais. Ao todo, cerca de 70 mil eleitores devem comparecer às urnas neste domingo nos três municípios.

Locais de votação

EE Agenor de Campos
Rua Aymorés, s/n – Agenor de Campos

EE Prof. Aída Leda Bauer Davies
Rua Silvano Ribeiro Diróz, 180 – Vila Arens

EE Prof. Aracy da Silva Freitas
Avenida São Paulo, 1764 – Centro

EMEF Barigui
Rua Antonio Humberto Tortora, 2353 – Estância Balneário Barigui

EMEF Flórida Mirim
Avenida São Lourenço, 823 – Balneário Flórida Mirim

EMEF Hortência Quintino de Faria Botelho
Avenida Olavo Bilac, 65 – Vila Seabra

EMEF Ivone de Almeida Monteiro
Avenida Dr. Luiz Pereira Barreto, 819 – Vila Atlântica

EMEF Jacoub Koukdjian
Rua Virgílio Dias Oliveira, 422 – Balneário Itaguaí

EMEF José Cesário Pereira Filho
Rua Washington Luís, 855 – Vila Atlântica

EMEF Prof. Pedro Fernandes Dante
Rua Francisco de Moraes, 258 – Jardim Praia Grande

EMEF Sirana Koukdjian
Avenida Marina, 1335 – Jardim Marina

EMEF Tonico Silva
Avenida São Paulo, 3064 – Jardim Samoa

EMEF Vereador Givaldo Alves Gomes
Avenida Arpoador, 425 – Jardim Columbia

EMEIEF Cláudia Maria Andrella
Rua São Lourenço, 500 – Balneário Regina Maria

EMEIEF Pequeno Príncipe
Rua Arpoador, s/n – Balneário Jussara

EMEIEF Prof. Célia Pupo de Jesus
Avenida Monteiro Lobato, 3300 – Jardim Aguapeú

EMEIEF Sítio do Pica Pau Amarelo
Avenida Presidente Costa e Silva, 568 – Vila Atlântica

loading...