Chuva forte deixa Baixada Santista entre os maiores acumulados do Estado

Por Santa Portal em 24/11/2025 às 11:00

Raimundo Rosa/PMS
Raimundo Rosa/PMS

A madrugada desta segunda-feira (24) foi marcada por chuva intensa na Baixada Santista, que registrou alguns dos maiores acumulados de precipitação do estado de São Paulo nas últimas 24 horas.
Peruíbe (120 mm), Guarujá (110 mm) e Bertioga (101 mm) ficaram entre os cinco maiores volumes do Estado, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) atualizados até as 7h.

No topo do ranking estadual aparece Ubatuba (Tenório), com 180 mm. Caraguatatuba (Fazenda Serra Mar) aparece em seguida, com 122 mm. Apesar da intensidade, a maior parte das cidades da Baixada não registrou ocorrências graves, segundo atualizações das Defesas Civis municipais. Houve pontos de alagamento e queda de árvore.

A segunda-feira segue com instabilidade em todo o Estado, devido à atuação conjunta de um cavado meteorológico e de uma frente fria no oceano. Há previsão de chuvas fortes, com possibilidade de raios e rajadas de vento em grande parte do território paulista. As temperaturas devem cair ao longo do dia por causa da maior cobertura de nuvens.

Situação por cidade

Bertioga

A Defesa Civil informou que não houve ocorrências, apesar dos mais de 100 mm registrados em 12 horas. Ventos chegaram a 10 km/h.

Cubatão

Não houve chamados de emergência. Acumulados nas últimas 24h foram de 57,4 mm em áreas de encosta e 23,6 mm na área central.

Guarujá

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de ocorrências devido às chuvas em Guarujá.

Mongaguá

A Defesa Civil de Mongaguá informa que, após as chuvas registradas no município nas últimas 72 horas — com acumulado de 17,16 mm nas últimas 24 horas e 19,13 mm no total das 72 horas — não foram registradas ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos ou demais situações de emergência. Todos os pontos de monitoramento urbano permaneceram estáveis.

Itanhaém

A Defesa Civil relata que não houve registro de ocorrências relacionadas à chuva no município. Os acumulados são de 35.85 mm nas últimas 24 horas.

Peruíbe

Apesar do volume expressivo de chuvas registrado nas últimas horas, Peruíbe registrou apenas uma ocorrência de queda de árvore, na Rua Topázio, no bairro Estância Balneária Belmira Novaes. O local foi isolado e a situação já está sendo acompanhada pela equipe competente.

De acordo com a admnistração municipal, houve pontos pontuais de alagamento em algumas ruas e avenidas, decorrentes do grande volume de chuva, porém a água escoou rapidamente, sem comprometer a circulação de moradores ou causar maiores transtornos.

Não há desabrigados no município e não foram registradas outras ocorrências de maior gravidade. A Defesa Civil está com o efetivo reforçado, com equipes em escala extra e monitoramento contínuo desde o fim de semana. A Prefeitura permanece em estado de atenção, especialmente devido à previsão de novas chuvas fortes associadas à maré alta nesta segunda-feira.

Praia Grande

Nãoo houve registro de ocorrências relacionadas com a chuva da madrugada até o momento em Praia Grande. O índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas foi de 23 mm e nas últimas 72 horas foi de 28,6 mm.

O departamento monitora a incidência das chuvas e os boletins emitidos pela Defesa Civil estadual, realiza o acompanhamento dos índices e pede que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido, através dos telefones 199 e 153.

Santos

O índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 39,3 mm. O acumulado do mês, 145,4 mm. Os morros em estado de observação, sem o registro de ocorrência. Todas as pistas da Avenida Nossa Senhora de Fátima estão alagadas no momento, com ponto crítico na confluência com a Rua Ana Santos.

Pelo sentido São Vicente/Santos, os veículos pequenos têm a opção da faixa da esquerda para trânsito. No sentido oposto, há um desvio junto ao viaduto Paulo Gomes Barbosa, indicando a passagem somente para os ônibus. Há previsão que, em breve, o desvio também seja aberto para veículos de menor porte.

São Vicente

A Defesa Civil informa que, nas últimas 24 horas, foi contabilizado volume de chuva de 37,5mm na Cidade, até as 8h desta segunda-feira (24). Até o momento, nenhum órgão municipal foi acionado para ocorrências relacionadas às chuvas.

Já a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) relata que há pontos de alagamentos transitáveis na Av. Augusto Severo, próximo à Rua Indaiatuba.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.