Procissões de fé no mar conduzem devotos pelo litoral de SP

Por Santa Portal em 18/08/2025 às 06:00

André Santos/Paróquia de São Sebastião
André Santos/Paróquia de São Sebastião

O turismo religioso está entre os maiores motivadores de viagens no Brasil, com mais de 17 milhões de visitantes por ano e movimentação financeira estimada em R$ 15 bilhões, segundo dados do Ministério do Turismo. Em São Paulo, as manifestações de fé se espalham pelo estado ao longo de todo o ano, integrando o calendário cultural de diversos municípios do litoral de São Paulo.

Na Baixada Santista, São Vicente realiza a Procissão Marítima de São Pedro Pescador no dia 29 de junho, com mais de 60 embarcações seguindo a imagem do padroeiro pela baía em direção à Praia dos Milionários. A procissão terrestre culmina em missa campal, reunindo cerca de três mil fiéis. São Vicente está a 72,8 km da capital.

Em São Sebastião, a celebração de São Pedro envolve missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo e cortejo terrestre com sete imagens peregrinas até o píer, onde são embarcadas para procissão marítima até Ilhabela. O encontro das embarcações ocorre com a tradicional Benção dos Anzóis.

Já em Caraguatatuba, a 182 km de São Paulo, o Jubileu dos Pescadores inclui procissão marítima e bênção final no Entreposto do Camaroeiro, após as imagens serem conduzidas pelos pescadores até a Praia Martim de Sá.

Em Cananéia, a 272 km da capital paulista, acontece ainda este mês a procissão náutica mais antiga do litoral paulista, que integra a 116ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrada em 15 de agosto. O evento começa com missa na Igreja Matriz de São João Batista, no Centro Histórico, seguida de cortejo até o píer, onde a imagem da padroeira é embarcada para percorrer o Mar Pequeno.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.