Feriado prolongado tem mais de 150 vítimas salvas e duas mortes por afogamento no litoral de SP

Por Santa Portal em 24/11/2025 às 10:00

Fabio Lopes/GBMar
Fabio Lopes/GBMar

Durante o feriado prolongado da Consciência Negra, entre quinta-feira (20) e domingo (23), 154 pessoas foram salvas e duas morreram afogadas nas praias da Baixada Santista e no Litoral Norte. Ao todo, os agentes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) realizaram 44.393 ações de prevenção, reforçando o alerta para os riscos durante dias de calor e mar agitado.

No 1º Subgrupamento de Bombeiros (SGB), Guarujá concentrou o maior volume de ocorrências: 50 afogamentos e 84 vítimas salvas. Em São Vicente, houve uma ocorrência e uma vítima salva, enquanto Bertioga registrou quatro afogamentos, todos com resgate bem-sucedido.

No 2º SGB, Praia Grande contabilizou quatro ocorrências e quatro vítimas salvas, e Mongaguá também teve 6 afogamentos, com todos os banhistas resgatados.

O 3º SGB, no Litoral Norte, teve números elevados. São Sebastião registrou nove afogamentos, com 13 vítimas salvas e um óbito, ocorrido na sexta-feira (21), na Praia Preta do Sul. A vítima, não identificada, teve um mal súbito enquanto estava no mar, segundo relato de sua esposa ao médico responsável pelo atendimento. Ele submergiu logo após pedir socorro e morreu durante o deslocamento ao hospital.

Já Caraguatatuba teve cinco ocorrências e seis resgates, enquanto Ubatuba somou 18 afogamentos e 29 vidas salvas, um dos maiores índices do balanço.

No 4º SGB, Itanhaém contabilizou seis ocorrências, com seis resgates, mas também registrou uma morte por afogamento. A vítima, um homem de 60 anos, morador da Capital, morreu após se afogar próximo ao 1º canal.

Segundo os bombeiros, a equipe realizava patrulhamento preventivo quando recebeu o alerta de populares. O homem foi localizado instantes depois, inconsciente, e retirado da água. A avaliação inicial apontou um quadro grave de afogamento, o que levou os profissionais a iniciarem imediatamente manobras de reanimação cardiopulmonar.

Enquanto os primeiros socorros eram aplicados na faixa de areia, o Suporte Avançado de Atendimento foi solicitado para reforçar o resgate. Uma viatura se dirigiu ao ponto próximo ao quiosque da Tina (Verde Mar), enquanto outra unidade prestava apoio logístico à ocorrência.

A vítima foi estabilizada e embarcada em uma unidade de resgate, sendo encaminhada à UPA de Itanhaém. Apesar dos esforços contínuos das equipes, o homem não resistiu e teve o óbito confirmado pela equipe médica da unidade de saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.