Incidentes com pipas na rede elétrica crescem 161% em Itanhaém

Por Santa Portal em 03/09/2025 às 16:00

Divulgação/Neoenergia Elektro
Divulgação/Neoenergia Elektro

A prática de empinar pipas em locais inadequados está gerando impacto no fornecimento de energia elétrica em Itanhaém, no litoral de São Paulo, de acordo com a distribuidora de energia na cidade, a Neoenergia Elektro. Entre janeiro e agosto deste ano, mais de 32 mil clientes foram afetados por interrupções causadas por pipas enroscadas na rede elétrica ou em equipamentos da concessionária. 

Foram registradas 73 ocorrências, o que representa um aumento de 161% em relação ao mesmo período de 2024. Em toda a área de concessão da distribuidora, mais de 436 mil clientes já foram impactados em 2025 por problemas relacionados a pipas.

“Empinar pipas próximo à rede elétrica é extremamente perigoso. A linha pode enroscar em postes, transformadores e cabos energizados, provocando curtos-circuitos e colocando vidas em risco. A recomendação é que a brincadeira ocorra em locais abertos e afastados da fiação, como parques e campos de futebol”, alerta Guilherme Mafra, gerente de saúde e segurança da Neoenergia Elektro.

A concessionária reforça que pipas não devem ser empinadas em dias de chuva ou vento forte. Em caso de relâmpagos, a pipa deve ser recolhida imediatamente. E sob nenhuma circunstância se deve tentar retirar uma pipa presa na rede elétrica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.