Fortes rajadas de vento causam destruição, deixam feridos e geram caos na Baixada Santista

Por Santa Portal em 22/09/2025 às 05:00

Divulgação/Defesa Civil
Divulgação/Defesa Civil

Um vendaval atingiu a Baixada Santista no fim da tarde deste domingo (21), provocando destruição nas cidades da região. A ventania, com rajadas que chegaram a 134,4 km/h segundo a Coordenadoria de Travessias, assustou banhistas, causou queda de árvores e de energia, destruiu estruturas de eventos, interrompeu o funcionamento das balsas e deixou pelo menos cinco pessoas feridas.

Em Peruíbe, durante um evento de reggae realizado no Parque Turístico (veja no vídeo abaixo), uma tenda se deslocou com a força do vento, ferindo quatro pessoas. Todas receberam atendimento imediato do Samu e foram encaminhadas à UPA. Uma delas, em razão da gravidade, precisou ser transferida para o Hospital Regional de Itanhaém.

Também foi registrada uma ocorrência de princípio de incêndio em terreno durante o período diurno. Além disso, houve a queda de cinco árvores em diferentes bairros, a queda de um poste e a interdição total de uma via na Serra do Guaraú.

Segundo a Defesa Civil, quatro pessoas tiveram ferimentos leves e foram socorridas pelo Samu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Uma vítima em estado grave foi encaminhada ao Hospital Regional de Itanhaém. O Santa Portal aguarda uma atualização do quadro clínico da pessoa atingida.

Em Cubatão, a Prefeitura já havia decidido cancelar as atividades do Guará Fest por conta da previsão de tempestades e ventos fortes, em uma ação conjunta com a Secretaria de Cultura (Secult) e a organização do evento.

Mesmo com a suspensão antecipada, os ventos atingiram em cheio a estrutura montada no Píer do Casqueiro, destruindo parte do palco e das tendas. O show do rapper Projota, que aconteceria às 18h, foi remarcado para o dia 4 de outubro, no mesmo local, com novas atrações culturais e praça gastronômica

Diversos registros foram feitos ao longo do litoral. Em Guarujá, por exemplo, uma árvore caiu na Rua José Amieiro, no bairro da Enseada. A admnistração municipal informou que, até o momento, foram registradas oito ocorrências, sendo cinco quedas de árvores, dois destelhamentos e uma queda de muro.

Em Santos, quedas totais e parciais de árvores foram registradas em diversas ruas. Na Avenida Pedro Lessa com a Rua Felipe Camarão houve a queda de um banner publicitário. A remoção dos resíduos vegetais terá início na manhã desta segunda-feira (22) e todo o trabalho operacional está programado para ser concluído até o final da tarde.

Em São Vicente, o Samu precisou ser acionado para atender uma ocorrência de colisão de um veículo com um poste, na altura do Km 1. A equipe encaminhou uma vítima com dores no peito em estado consciente ao Pronto-Socorro do Rio Branco. Fram registradas ocorrências de queda de árvore na Rua Frei Gaspar e na Avenida Esmeraldo Tarquínio

A reportagem solicitou às prefeituras informações atualizadas sobre todos os transtornos causados pelo fenômeno climático. O texto segue em atualização. A previsão de chuva volumosa, ventos intensos e maré elevada segue para segunda-feira (22) e terça-feira (23) em toda a região.

Travessias de balsas são interrompidas por segurança

A ventania também afetou o sistema de travessias litorâneas. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da Coordenadoria de Travessias, informou que várias operações foram temporariamente suspensas por motivos de segurança, já que as rajadas superaram os 25 nós, ou seja, 46,3 km/h – limite seguro para a navegação.

A travessia Santos/Guarujá foi paralisada às 18h46, com ventos de 37,2 nós e rajadas de 72,6 nós, sendo liberada às 19h47. A travessia Bertioga/Guarujá teve paralisação às 18h46, com ventos de 37,2 nós e rajadas de 72,6 nós, e nova paralisação às 19h02, sendo liberada às 19h37. A travessia Santos/Vicente de Carvalho foi interrompida às 18h56 e liberada às 19h34.

A Semil reforça que todas as travessias seguem monitoramento contínuo das condições climáticas e marítimas e recomenda que os usuários acompanhem as atualizações pelo telefone 0800 77 33 711.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.