Comunidade de Itanhaém pede ajuda após forte chuva; VÍDEO
Por Santa Portal em 26/10/2023 às 16:49
A comunidade do Rio Branco Itanhaém, em Emburá, foi castigada pela chuva e fortes ventos que atingiram a região na noite da última quinta-feira (25). De acordo com o líder da comunidade, Werá Xunu, a tempestade destelhou casas e os moradores perderam tudo.
“A gente praticamente perdeu tudo, a aldeia ficou limpa, mato, palmito, tudo foi derrubado. E o que a gente tinha de bem material, como colchão, roupa, cobertores, alimentos, a gente perdeu tudo”, conta o líder da comunidade.
Comunidade de Itanhaém pede ajuda após chuvas pic.twitter.com/JbQ5OfRlHF
— #Santaportal (@Santaportal1) October 26, 2023
Segundo Werá, 23 famílias vivem na comunidade, totalizando 110 pessoas. O líder da comunidade diz ainda que acionou a Defesa Civil, mas não tem certeza quando vão fazer uma visita.
Em nota, a Prefeitura de Itanhaém informou que registrou ocorrências de quedas de árvores e destelhamentos em decorrência das fortes chuvas desta madrugada. As equipes do órgão em conjunto com a GCM e secretaria de Serviços e Urbanização seguem realizando o levantamento das ocorrências e prestando atendimento aos chamados.
Ainda segundo a prefeitura, a Escola Municipal Filomena Dias Apelian foi disponibilizada para receber desabrigados caso seja necessário, o que não ocorreu até o momento.
O Fundo Social de Solidariedade iniciou uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal. As doações podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade, que fica na Rua Aécio Menucci, 281, Centro, ao lado da Secretaria de Turismo, das 9 às 12 e das 13 às 16 horas.