Guarujaense faz história e nada 42 km de Porto Santo até a Ilha da Madeira
Por Santa Portal em 08/09/2025 às 11:00
O nadador guarujaense Leandro Cruz, de 43 anos, se tornou o terceiro atleta da história a completar a travessia de 42 quilômetros entre Porto Santo e a Ilha da Madeira, territórios portugueses na costa da África. O feito foi conquistado na madrugada deste domingo (7) após 18 horas, 49 minutos e 27 segundos de nado ininterrupto em mar aberto.
Leandro saiu do ilhéu da Cal, em Porto Santo, às 6h da manhã (horário de Portugal) de sábado (6) e alcançou terra firme na Ilha da Madeira pouco depois da meia-noite.
Morador de Portugal há quatro anos, a conquista de Leandro foi resultado de uma preparação física intensa e de um apoio emocional coletivo. Amigos, familiares e colegas criaram um grupo no WhatsApp para enviar mensagens de incentivo ao longo da prova, que eram repassadas a Leandro pelos tripulantes do barco que o acompanharam durante a travessia.

A travessia, conhecida como “Travessa”, é caracterizada por uma corrente intensa que agita as águas da rota entre Porto Santo e a Ilha da Madeira. No passado, os madeirenses eram obrigados a atravessar o trecho em pequenas embarcações a vapor ou à vela.
No final da jornada, já na Ilha da Madeira, Leandro foi recebido com as bandeiras do Brasil e de Guarujá no cais. “Foram 14 meses à espera desse sonho. Muito treino, muitas dores, muito cansaço e até mesmo pensamentos ruins, mas nada disso nos abalou”, disse o nadador.
A prova de Leandro recebeu o suporte da Swim Madeira, organização que incentiva a prática da natação em águas abertas e oferece a oportunidade de atletas se desafiarem em percursos estabelecidos pela Madeira Open Water Swim (MOWS)