Estreia da Keeta na Baixada Santista tem críticas de entregadores e denúncias de espionagem
Por Santa Portal em 08/11/2025 às 12:00
A chegada da Keeta, marca internacional da chinesa Meituan, considerada a maior empresa de delivery de comida do mundo, às cidades de Santos e São Vicente foi marcada por relatos de insatisfação entre entregadores e uma investigação policial sobre uma suposta espionagem.
A operação-piloto começou no dia 30 de outubro, com a promessa de taxas de R$ 9,50 por entrega nos dias úteis e R$ 15 nos fins de semana, valores acima dos oferecidos por outras plataformas. No entanto, segundo um motoboy que participou dos primeiros testes, as condições oferecidas não corresponderam ao que havia sido divulgado.
O trabalhador, que não será identificado, afirma que a empresa prometeu remuneração por hora logada (tempo online no aplicativo) e um modelo diferente de operação logística, mas, na prática, o sistema funciona com agendamento de horários e sem garantia de corridas ou pagamento mínimo.
De acordo com o entregador, cerca de 20 profissionais participaram de um teste antes da inauguração e receberam R$ 200 cada. Durante esse período, um deles teve a moto roubada e, segundo o relato, a empresa prometeu arcar com o prejuízo. “Eles falaram que seria uma operação diferente, mas é a mesma coisa de outras plataformas. A gente se compromete a ficar online, mas não tem garantia de corrida nem de remuneração”, contou. “Prometeram taxa de R$ 9,50 e até R$ 15 no fim de semana, mas quando começou de verdade, nada disso aconteceu”, disse.
Ele afirma ainda que muitos entregadores se sentiram enganados. “Disseram que iam mudar o jeito de trabalhar, que não iam ser como as outras operadoras logísticas, mas no fim é tudo igual. A gente tem que agendar horário, ficar disponível, e nem sempre toca corrida”, relatou. O entregador ainda disse que o sentimento é de que os trabalhadores foram usados de cobaia.
Um protesto de entregadores está marcado para este sábado (8), na Praça da Independência, em Santos.
Confira a nota da Keeta na íntegra:
A Keeta esclarece que não exige tempo mínimo de conexão ao aplicativo e não aplica penalidades financeiras por recusas de pedidos ou cancelamentos. O sistema prevê apenas um intervalo técnico temporário, de poucos minutos, quando há múltiplas recusas seguidas, entendendo que aquele entregador não está disponível no momento, o que é prática comum em plataformas do setor.
Em relação aos Operadores Logísticos (OLs), a Keeta destaca que essas empresas são parceiros independentes, responsáveis pela gestão direta de seus entregadores, conforme previsto em contrato. A companhia realiza avaliações periódicas de conformidade e adota medidas cabíveis em caso de descumprimento, podendo inclusive acarretar no desligamento da OL. A companhia realiza avaliações periódicas de conformidade e adota medidas cabíveis em caso de descumprimento, que podem incluir o desligamento da OL. Pontua, ainda, que mais da metade da base de entregadores parceiros em Santos e São Vicente é formada por aqueles que se cadastram diretamente no app.
Sobre ganhos dos entregadores parceiros, a empresa reforça que nunca prometeu valores diferentes dos praticados, que estão alinhados ao mercado local e variam conforme o tipo de veículo e distância percorrida. A taxa mínima oferecida é de R$7,50 para motocicletas e R$7,00 para bicicletas, com bônus de R$5,00 por entrega durante o período de lançamento. A plataforma seguirá atenta ao cenário econômico para estudar quaisquer ajustes necessários no futuro.
Projetamos que, na plataforma da Keeta, os entregadores parceiros têm o potencial de complementar seus ganhos, com a renda final diretamente ligada à produtividade individual. Tão importante quanto, garantimos maior confiabilidade e controle sobre seus ganhos, oferecendo aos entregadores cadastrados em nossa plataforma 7 saques gratuitos por semana (mais de 1 por dia, se necessário), e 1 saque gratuito por dia para os entregadores OLs, de terça a domingo — uma política muito mais flexível do que a dos concorrentes que priorizam entregadores altamente engajados ou aqueles que usam exclusivamente sua carteira digital.
Nossa tecnologia proprietária de roteamento e algoritmos de inteligência artificial também nos permitem otimizar rotas, reduzir tempos de espera e aumentar os volumes de entrega sem sobrecarregar os entregadores. Acreditamos que o aumento da eficiência operacional beneficia a todos: consumidores, que recebem seus pedidos mais rapidamente; restaurantes, que vendem mais; e entregadores, que podem aumentar sua renda com rotas mais produtivas e seguras. Também estamos certificando um capacete inteligente (tecnologia proprietária da Keeta) que garantirá maior segurança e eficiência para ciclistas e motociclistas parceiros em breve.
A Keeta reforça seu compromisso com o diálogo aberto e recorrente com todos os seus parceiros, principalmente neste início de operação no Brasil. Desde o lançamento do projeto-piloto em Santos e São Vicente, no dia 30 de outubro, a empresa vem mantendo reuniões com representantes locais para ouvir sugestões, esclarecer dúvidas e aprimorar o funcionamento da plataforma.
Keeta denuncia espionagem contra suas operações
Enquanto enfrenta críticas sobre as condições de trabalho, a Keeta também é alvo de um suposto ataque de espionagem. A Polícia Civil de Santos investiga a ação de grupos que teriam se passado por funcionários da empresa para obter informações estratégicas de restaurantes parceiros.
Segundo as investigações do 3º DP, ao menos oito estabelecimentos foram procurados por equipes de oito a dez pessoas que apresentaram crachás falsos e pediram dados sobre pedidos, pagamentos e taxas de comissão.
A empresa confirmou ter denunciado o caso às autoridades afirmou que o episódio ocorreu dias após o início das operações na Baixada Santista. A Keeta informou ainda que segue colaborando com as investigações e reforçando medidas de segurança junto a restaurantes e entregadores.