Conheça Mateusz Gamrot, novo adversário do guarujaense Charles do Bronxs no UFC Rio

Por Rodrigo Cirilo em 28/09/2025 às 12:00

Divulgação/UFC
Divulgação/UFC

Após Rafael Fiziev se retirar da luta por lesão, o guarujaense Charles do Bronxs terá Mateusz Gamrot como adversário no evento principal do UFC Rio, que acontece no dia 11 de outubro, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. O polonês, que aceitou o maior desafio da carreira a menos de três semanas do combate, é o oitavo colocado do ranking do peso-leve. O brasileiro está na quarta posição.

As características de Gamrot são bem diferentes das de Fiziev, décimo da categoria. Se antes Charles precisava se preocupar com a mão pesada do rival e sua boa defesa de quedas, agora o guarujaense terá pela frente um especialista em luta agarrada. Antes de migrar para as artes marciais mistas, Gamrot se destacou em campeonatos poloneses e europeus de grappling.

Entre suas oito vitórias no UFC, estão triunfos sobre Arman Tsarukyan – algoz de Charles –, Rafael Fiziev e, mais recentemente, Ludovit Klein. Dessas vitórias, quatro foram por decisão, três por nocaute e uma por finalização. As únicas três derrotas da carreira do polonês aconteceram no próprio UFC, contra Guram Kutateladze, Beneil Dariush e Dan Hooker.

Antes de chegar ao Ultimate, o lutador de 34 anos foi campeão peso-pena e peso-leve do KSW, maior organização de MMA da Polônia. Seu cartel profissional soma 25 vitórias e três derrotas.

Apesar da mudança brusca de preparação para um adversário com estilo diferente, Charles foi às redes sociais celembrar sua presença na luta principal do evento. Nomes como Renato Moicano (11º) e Benoit Saint Denis (13º) chegaram a ser cogitados, mas não aceitaram o combate.

“Quero fazer parte desse UFC Rio para retribuir esse carinho. O Gamrot é o cara com quem vou fazer uma grande guerra. O restante só quis hype, só quis encher linguiça e falar, mas faz parte. Obrigado por ter aceitado a luta. O leão está faminto, estou cheio de vontade. Dia 11 de outubro a gente se encontra, e é isso”.

Charles atrás de recordes

Aos 35 anos, Charles vem de derrota por nocaute para o georgiano naturalizado espanhol Ilia Topuria, em disputa pelo cinturão vago dos leves. Será a 48ª luta de sua carreira, com um cartel de 35 vitórias, 11 derrotas e um “no contest”.

Futuro integrante do Hall da Fama do UFC, Charles do Bronxs detém diversos recordes na organização, incluindo o maior número de vitórias por finalização, com 16, o maior número de lutas vencidas por nocaute ou finalização, com 20, e também o maior número de bônus recebidos, com 20.

Em caso de vitória diante de Gamrot, Charles ainda se isolará como o segundo atleta com mais triunfos na história do UFC, com 24, ficando apenas três atrás de Jim Miller. Aliás, o atleta norte-americano tem histórico com o guarujaense. Se enfrentaram duas vezes, com uma vitória por finalização para cada lado.

No UFC desde 2010, Charles do Bronxs já lutou seis vezes no Brasil pela organização, com uma incrível marca de seis vitórias por via rápida (finalização ou nocaute).

Jeff Bottari/Zuffa LLC

Após iniciar a carreira no UFC, na categoria dos leves, Charles ficou conhecido por duelos emocionantes nos penas. Mas encontrou seu melhor momento quando retornou para a  categoria de cima. 

Depois de acumular nove vitórias e uma derrota no retorno aos leves, Charles enfrentou o norte-americano Michael Chandler pelo cinturão. Levou knockdown, assustou a torcida, mas conquistou o título com um nocaute técnico, no início do segundo round. 

Na sequência, defendeu o cinturão com mais uma finalização diante de outro americano, Dustin Poirier. Poderia ter alcançado o feito de duas defesas diante de outro americano, Justin Gaethje, mas não bateu o peso. Conquistou a vitória, mas não contabilizou para o recorde.

A primeira grande frustração nos leves veio na luta seguinte, quando perdeu o cinturão para o russo Islam Makhachev, por finalização no segundo round. 

Nas últimas quatro lutas, intercalou vitórias contra Beneil Dariush e Michael Chandler e derrotas para Arman Tsarukyan e Ilia Topuria.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.